O Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, realizou sua 9ª edição, apresentado pela Claro. O público que acompanhou a competição no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, encontrou não somente partidas emocionantes entre jogadores consagrados, mas também muita diversão, conectividade e inovação.
No decorrer do torneio, a Claro promoveu uma experiência inédita na América Latina, com o 5G Broadcast, que pôde ser experimentada por quem esteve no espaço da operadora no evento.
Durante o torneio, o sinal do Claro 5G+ foi transmitido do estande da operadora Claro para dispositivos da Qualcomm Technologies. Ao contrário de uma transmissão normal, o 5G Broadcast levou ao usuário que estava assistindo às partidas do Rio Open a possibilidade de interagir com anúncios, comunicados, enquetes e até mesmo escolher por qual câmera assistir.
Na opinião de Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro, a ativação foi uma vitrine única da entrega de conteúdo de TV digital diretamente para smartphones.
“A Claro sempre esteve na vanguarda, trazendo as principais inovações e tecnologias para o país e, agora, é a primeira a demonstrar o 5G Broadcast em um evento esportivo tão relevante como o Rio Open. Isso faz parte do nosso compromisso de oferecer continuamente novos serviços e experiências aos nossos clientes”, afirmou.
Com o objetivo de tornar a experiência realidade, a operadora aliou a ultravelocidade do Claro 5G+ à transmissão oficial do evento e ainda contou com suporte da Rohde & Schwarz, líder global em transmissão e tecnologias de mídia; e da Qualcomm Technologies, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e pelos dispositivos utilizados. Dessa maneira, os visitantes do Rio Open puderam testar a novidade em primeira mão.
De acordo com Manfred Reitmeier, vice-presidente de Sistemas de Transmissão e Amplificação da Rohde & Schwarz, a tecnologia 5G Broadcast tem o potencial de transformar a forma como os serviços de conteúdo são entregues sem comprometer os serviços celulares móveis existentes.
“Estamos entusiasmados em mostrar aos visitantes do Rio Open o que é possível com a tecnologia atual e dar a eles uma amostra de um cenário de transmissão 5G do mundo real. Estamos orgulhosos pela colaboração com a Claro e a Qualcomm Technologies enquanto trabalhamos para impulsionar o 5G e mostrar aos parceiros e clientes exatamente o que eles podem alcançar”, apontou.
Fiore Mangone, diretor sênior de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm Brasil, também comemorou a parceria e apontou a demonstração com o primeiro passo.
“À medida que o 5G avança na próxima década, prevemos que as necessidades das emissoras, provedores de conteúdo, operadoras e usuários continuarão evoluindo. A 5G Broadcast não apenas atende a essas necessidades, mas também é uma plataforma flexível que pode se expandir para oferecer suporte a novos aplicativos e oferecer experiências futuras”, avalia.
Outras ativações de marca da Claro
Além do super lançamento, outra experiência preparada especialmente para o público do evento foi o espaço Cloud Gaming, onde os visitantes tiveram a oportunidade de jogar on-line pelo celular, por meio da nuvem, com velocidade de computador, sem travar e nem ocupar espaço de armazenamento no dispositivo. E quem estava de passagem, ainda teve a chance de aproveitar o ambiente instagramável desenvolvido exclusivamente para a ocasião.
Patrocinadora master do Rio Open desde 2014, a Claro também promoveu ações especiais para seus clientes, com pré-venda exclusiva e desconto de 35% para os clientes Claro Clube, que também puderam concorrer à oportunidade de participar de um meet & greet com tenistas renomados e à possibilidade de aprender e jogar com profissionais da ATP.
“A Claro tem um longo histórico de patrocínio a grandes eventos esportivos. O esporte é um dos pilares da nossa comunicação porque proporciona momentos de conexão das pessoas entre si, com aprendizado e diversão. Uma parceria como essa é uma maneira de estarmos mais perto do público, oferecendo experiências marcantes que vão além muito além dos nossos produtos”, afirmou Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro, para quem o patrocínio do único ATP 500 da América do Sul é motivo de orgulho e uma oportunidade de relacionamento.
Ane ainda recorda que a competição é um dos principais eventos esportivos do Rio de Janeiro, gerando um impacto positivo na economia do estado e refletindo um compromisso da Claro com ações sociais e sustentabilidade. Além de ser um evento carbono neutro, com reconhecimento da ONU, o Rio Open neutralizou, pelo segundo ano consecutivo, as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público.
Clientes da Claro tv+ também puderam acompanhar as emoções da fase final do Rio Open 2023 de onde quisessem por meio do aplicativo do serviço, no canal Sportv 3 (537).