Mídia

Spotify divulga campanhas de áudio de maior sucesso no Brasil

Magazine Luiza, Meta, Chevrolet, Pirelli, Budweiser, entre outras marcas, foram eleitas em nove categorias.


O Spotify, com o objetivo de celebrar a trajetória de forte crescimento da publicidade em áudio no Brasil, reuniu algumas das campanhas de áudio e multiformato que foram destaque na plataforma em 2022. Atualmente, a publicidade em áudio já ocupa o topo da lista de prioridades de muitas marcas e se tornou um dos principais aliados de grandes estratégias do marketing digital. 

O Spotify continua na vanguarda da cultura do áudio, ajudando os ouvintes a celebrar sua individualidade e descobrir novos conteúdos de áudio em escala global. O Brasil sempre foi uma potência criativa no áudio; temos campanhas memoráveis. Queremos resgatar e dar continuidade à essa história explorando as novas possibilidades que o áudio digital apresenta“, destacou José Melchert, Diretor de Vendas no Spotify no Brasil. 

Campanhas de destaque no Spotify Advertising Hits 

Categoria: Campanha criativa de áudio 

Campanha: Busca no Magalu (Magazine Luiza)

Para reforçar o novo conceito ‘Busca no Magalu’, a campanha personalizou mensagens para cada ocasião de consumo com spots no Spotify, incluindo dois jingles de funk e samba, com inserções em diferentes contextos de escuta dos usuários.

Categoria: Campanha estratégica de áudio

Campanha: Consórcios Itaú (Itaú)

Com o objetivo de comunicar Consórcios, o Itaú usou de spots no Spotify com mensagens personalizadas para os ouvintes em diferentes contextos em que os usuários normalmente escutam as playlists que receberam as inserções. 

 

Categoria: Campanha em podcast

Campanha: Metaverso (Meta)

Com o desafio de lançar o Metaverso no Brasil, a Meta patrocinou o podcast Original Mano a Mano com três spots divulgando o projeto que envolveu os artistas Ticia, RDD e Murilo Chester – cada um foi locutor de um spot, comentando sobre a música que criaram juntos.

Categoria: Campanha relacionada a momento cultural

Campanha: Onix Day (Chevrolet)

Para divulgar e distribuir ingressos no dia adicional do festival Lollapalooza, o Onix Day, a Chevrolet utilizou de um site integrado à API do Spotify, que permitiu aos usuários conseguir um código para o ingresso online como também receber uma playlist exclusiva com o lineup do festival. Em menos de cinco minutos, foram distribuídos mais de 3 mil ingressos.

Categoria: Experiência Digital

Campanha: Pride (YouTube Shorts)
O Youtube Shorts escolheu o Mês de Orgulho LGBTQIAP+ para gerar uma experiência digital: um hotsite integrado à API do Spotify, mostrando aos ouvintes como e quanto consumiam artistas LGBTQIA+ na plataforma. E mais: com a opção de o ouvinte ‘aumentar o volume’ do orgulho, com uma playlist que poderia ir de 0% a 100% de representatividade LGBTQIA+. 

Categoria: Uso de formato

Campanha: Seal Inside (Pirelli)

A Pirelli investiu em uma campanha no formato de vídeo personalizado para anunciar sua nova tecnologia de pneus, chamada Seal Inside. Atrelado ao conceito de andar de carro sem interrupções, foi escolhido o formato Sessão Patrocinada, em que o usuário assiste a um vídeo de marca e pode aproveitar 30 minutos de música sem a pausa de anúncios. 

Categoria: Campanha com utilização de música

Campanha: Atura o Baile (Budweiser)

Para amplificar seu patrocínio à Copa do Mundo de 2022, a Budweiser lançou o hit Atura o Baile com L7nnon, Mano Brown, Papatinho e Lil Baby. No Spotify, a marca patrocinou três grandes playlists: Top Brasil3º Tempo e Churrasco e Futebol, garantindo presença dentro do contexto de futebol durante o período e a inclusão do hit em mais de oito mil playlists de usuários.  

Categoria: Campanha multi-formato

Campanha: Schweppes RiR (Schweppes)

A Schweppes firmou parceria com o Spotify para estar presente em todos os momentos do Rock in Rio. Analisando gostos musicais da plataforma, revelou quais eram os drinques que mais combinavam com os usuários, além da inserção de spots personalizados para cada dia do festival e a divulgação de receitas que tivessem uma relação especial com o line up do dia.

Categoria: Campanha com áudio imersivo

Campanha: Halloween (para Universal Pictures)

A campanha da Universal propôs divulgar o lançamento do novo filme da franquia Halloween construindo uma playlist de tensão do filme de terror, incluindo diferentes sons que foram aplicados de forma binaural, além de trechos falados diretamente do trailer do filme.