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Digital Favela e Itaú Unibanco realizam encontro para discutir inovação e criatividade entre favela e asfalto

Empreendedores, criadores e articuladores sociais fazem upload sobre o SXSW, um dos maiores eventos de inovação do mundo, pela perspectiva das favelas.

A Digital Favela, plataforma que gera conexão da cultura e das oportunidades da favela entre as vozes potentes desses territórios e as marcas, realiza nesta semana uma nova e importante iniciativa que visa estreitar o caminho entre os principais eventos e discussões sobre inovação do mundo e as possibilidades criativas dentro das comunidades. 

Com o apoio do Itaú Unibanco e sua plataforma de inovação, a operação realiza em 28/04, em parceria com o Laboratório de Inovação do Morro Santo Amaro (RJ), o “Favela Inspira”, um encontro especial que conectará os principais pontos de discussão apresentados no SXSW 2023, maior festival de inovação e tecnologia do mundo, a partir das soluções e perspectivas da favela. 

O evento reunirá na mesa de discussão criadores, empreendedores, moradores e articuladores sociais de favela no Rio de Janeiro junto à indústria criativa, marcas e cadeia de inovação da cidade.

Realizado no Morro de Santo Amaro, o evento vai reunir talentos de dentro das comunidades, referências em inovação e criatividade, além de pessoas que estiveram presentes no SXSW, realizado em março na cidade de Austin, no Texas, EUA, para apresentar algumas das principais tendências discutidas por lá para uma audiência plural e diversa. 

Além disso, os especialistas terão como missão aterrissar esse conteúdo para iniciativas em curso nas comunidades, mostrando como os aprendizados de lá podem ser adaptados e aplicados por aqui e vice-versa – potencializando o ecossistema de inovação das favelas brasileiras. 

Feito em espaço aberto para cerca de 100 pessoas, no mesmo lugar onde são realizados o baile funk e os principais eventos da comunidade, o evento será conduzido por Bárbara Bono, líder de novos negócios e brand experience da Digital Favela e cria do Morro do São João (RJ), junto a Gean Guilherme, fundador do movimento 2050 e do Lab de Inovação do Morro Santo Amaro; Marcelo Rocha, ativista climático e fundador do Instituto Ayika, além de integrar o board do Greenpeace Brasil e do Pacto Global da ONU no País; Vanessa Tavares, Head de Negócios Digitais PME do Itaú; e Roberta Camargo, jornalista, influenciadora e criadora do Simplão, veículo de notícias para as periferias. 

O time recebe ainda outros talentos para comporem a conversa, como: Pamela Carvalho, coordenadora do Redes Maré (Complexo da Maré – RJ); Thuane Nascimento, Diretora Executiva do PerifaConnection; Allan Weber, artista e expositor, e capa da revista Zum #20, pelo Instituto Moreira Salles (Comunidade das 5 Bocas, Brás de Pina -RJ); e Salem (Rocinha – RJ), conhecida como @afotogracria e hoje uma das principais fotógrafas com estética artística própria e linguagem da favela, recentemente fotografou a capa do disco do MC Poze do Rodo, um dos maiores rappers do país.    

A indústria criativa tem buscado nos principais eventos de inovação do mundo as respostas que endereçam o futuro nos mais diversos segmentos. Quando olhamos para a nossa casa, ainda mais um país tão plural quanto o Brasil, podemos perceber que as respostas para o que os futurologistas endereçam já estão aqui ao nosso lado, principalmente nas favelas. As pontes de conhecimento entre asfalto e favela, com troca de referências e conhecimento, é o que vai fazer com que a gente consiga pensar, prototipar e colocar de pé esse “futuro-presente” de forma que todos façam parte dele. É aplicar as referências lá de fora somada à inspiração, criatividade e a capacidade que já estão aqui dentro desde sempre”, destaca Bárbara Bono, líder de novos negócios e brand experience da Digital Favela.  

“As favelas têm sido linha de frente quando a gente pensa em transformação e inovação. Elas vêm se atualizando e reescrevendo a história através da potência que carregam dentro de si. Trazer um festival de inovação como o SXSW para dentro do Santo Amaro não é só olhar para a inspiração que vem de fora, mas descobrir como, muitas vezes, as soluções para muitos dos nossos problemas já estão sendo desenvolvidas aqui dentro, a partir de projetos de inovação que as favelas realizam no seu território”, completa.

“Com esse movimento, pioneiro no setor financeiro, o Itaú pretende incentivar o empreendedorismo e a prática da inovação, conectar pessoas, empresas e organizações para fortalecer esse ecossistema no Brasil, fazendo com que a inovação deixe de ser apenas inspiração para se transformar em aplicação”, afirma Renato Haramura, superintendente de Marketing Institucional do Itaú Unibanco

Além do apoio do Itaú, a iniciativa da Digital Favela conta com uma collab com a White Rabbit, responsável pelo material de insights do SXSW 2023 que é base de referência para toda a discussão. A realização acontece em conjunto com o Lab de Inovação do Morro de Santo Amaro, Rio de Janeiro. 

Foto: Divulgação