“O maior e melhor evento de NBA Basketball School que já realizamos na América Latina”. Assim definiu Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA na América Latina, após os quatro dias do evento promovido pelo NBA Basketball School que reuniu mais de 250 jovens e crianças em três camps: Kids Experience (6 a 10 anos), G!rls Camp (exclusiva para meninas) e Basketball Camp (apenas para meninos), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.
Além dos treinos, em duas sessões diárias, os atletas participantes – vindos de oito estados do país e de unidades do Uruguai – ainda tiveram a oportunidade de conviver com atletas e ex-jogadores de NBA, WNBA e Seleção Brasileira, fazer uma visita à NBA House e conhecer os jovens prospectos da NBA Academy América Latina.
“Esse-foi o maior e melhor evento de NBA Basketball School que já realizamos na América Latina. E dá muito orgulho. Montamos um time de técnicos fora de série, com atletas da NBA, da WNBA, ex-jogadores de Seleção Brasileira, além dos professores da rede, recebemos convidados especiais, a visita da NBA Academy… Foi muito gratificante ver o brilho nos olhos dessa garotada, que q cada camp nos impressiona mais e mais, demonstrando paixão, amor e, claro, talento para o basquete. Quero agradecer ao Esporte Clube Pinheiros, pela estrutura, pela receptividade, o local perfeito para que pudéssemos realizar esse evento”, afirmou Soares.
Alex Garcia, ‘veterano’ de camps do NBA Basketball School, elogiou o evento e destacou a oportunidade de estar com a garotada e reencontrar velhos companheiros. Didi Louzada, atleta da Seleção Brasileira e que atuou pelo Cleveland Charge (NBA G-League) na última temporada, participou pela primeira vez como técnico convidado e se já colocou à disposição para novas aparições nos camps da rede.
“Toda vez que venho aos camps do NBA Basketball School, eu me surpreendo. O evento está cada vez melhor, encontrei muitos meninos e meninas de outros anos, e é bacana ver a evolução deles, que seguem interessados e dedicados ao esporte. Além disso, claro, a chance de rever muitos amigos de Seleção Brasileira, de clubes, amigos, companheiros… Muitas conversas, muitas lembranças, uma parte importante história do nosso basquete estava presente nesse evento”, disse Alex Garcia.
“Fiquei muito feliz com o convite, em poder participar, dividir quadra com essa garotada. Que energia boa! Lembrei da época em que eu tinha a idade deles, com o sonho de me tornar atleta profissional, de chegar à Seleção Brasileira, de poder jogar na NBA. Foram dias muito divertidos, o carinho, a atenção e a curiosidade deles foram marcantes. Quero e vou voltar mais vezes”, completou.
Além de Didi, entre os técnicos e convidados especiais estavam: Alex Garcia (ex-Seleção Brasileira e NBA), Alessandra Oliveira e Helen Luz (campeãs mundiais, medalhistas olímpicas e ex-WNBA), Renato Lamas, Olívia, Duda Machado e Raul Togni (todos ex-Seleção Brasileira), além de Flávio ‘Espiga’ Soares, que comandou a seleção da América Latina no Mundial jr. nba, em 2019. A jornalista Joanna de Assis (TV Globo/SporTV) também marcou presença no evento e participou de um bate-papo com os atletas. Meninos e meninas dos camps também tiveram a oportunidade de encontrar com atletas da NBA Academy América Latina, que tem o brasileiro Walter Roese como Diretor-Técnico.
O NBS é o programa oficial de desenvolvimento de basquete da NBA e está presente no Brasil desde 2019. Atualmente, a rede tem mais de 12 mil atletas em 203 núcleos de 79 cidades em 21 estados (incluindo o Distrito Federal).
Foto: Divulgação