Premiações

Comida di Buteco elegeu os melhores do Brasil

O pioneiro e maior concurso de botecos do Brasil bateu recorde de marcas patrocinadoras em 25 circuitos, abrangendo mais de 50 cidades, de norte a sul do País.

O concurso Comida di Buteco bateu recorde de empresas patrocinadoras e marcas na 23ª edição, que teve a participação de M Dias Branco (Piraquê, Frontera), JBS (Seara, Incrível), Heineken (Eisenbahn, Amstel), Ambev (Spaten), Santander, Getnet, Mc Cain, Diageo (Gordon’s), Moet Hennessy (Chandon), Hypera (Zero Cal), GPA (Assaí), SEBRAE, Café Delta, Accor (Novotel) e UNISUAM. 

O concurso acontece anualmente, sempre no mês de abril, estabelecendo no calendário promocional brasileiro o “mês do Comida di Buteco”.

O objetivo da iniciativa é “Transformar vidas através da cozinha raiz – Buteco extensão da sua casa”.  O perfil dos botecos inscritos (sem taxa) devem ser negócios familiares, com no máximo duas unidades e sem participação em redes nem franquias. 

O-prato Dona Rosa foi o destaque do Venezas Bar, vencedor do título de “Melhor Boteco do Brasil”.

Patrocínios e ativações

Flávia Rocha, executiva de marketing do Comida di Buteco, destaca o sucesso do concurso pelo seu alcance nacional e capacidade de atrair anunciantes dos mais diversos segmentos, desde os mais perceptíveis como alimentos e bebidas de diversas subcategorias até serviços como banco, adquirência, educação, varejo e hotelaria etc. 

Algumas indústrias e marcas tem ajudado a construir a nossa história com parcerias muito longevas, como Ambev há 20 anos, Heineken há 12 anos e Santander/Getnet há 8 anos.”, destacou.

Como temos uma longa vivencia prévia na indústria, conseguimos, junto com cada player, mapear os pontos críticos que o concurso pode ajudar, passando a fazer parte da estratégia das marcas. Para cada categoria/marca, um objetivo e uma ativação endereçada. Entendemos o buteco como uma ocasião de consumo e ponto de conexão com os consumidores aliada ao entretenimento que faz parte da vida dos brasileiros(as). E dentro desta ocasião, há várias categorias presentes, desde A&B que são as óbvias mas mesmo assim com objetivos distintos conforme a marca, até serviços e back office. E também o trade, que além de cenário e realizador das ativações “reais”, passa a conhecer e defender as marcas, atuando como um advogado e as vezes um creator.”, revelou Flávia.

A festa de premiação é a “cereja do bolo”, na verdade a ferramenta é o concurso mas nada mais natural que as marcas que participaram dele, queiram estar presentes no momento de enaltecimento aos butecos e premiação deles. As marcas que estão conosco participam naturalmente desta celebração“, completa.

O concurso

Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas, com a primeira etapa regional, onde a votação é feita pelo público e jurados em cada um dos 25 circuitos em todo o Brasil. 

Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco do Brasil. Depois das etapas regionais, foram anunciados os melhores de todo o Brasil em um evento que foi realizado em 04/07, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. 

Cerca de mil bares e petiscos. 25 circuitos. 40 cidades por todo o Brasil. Mais de um milhão de votos. Com números superlativos, a 23ª edição do evento terminou com uma grande festa em que foi revelado o vencedor da etapa nacional do concurso, que consagrou o Venezas Bar como o melhor boteco do país. Localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o Venezas serviu aos clientes o Dona Rosa, composto por uma caminha de aligot (purê de batatas cremoso com três queijos) coberto com ragu de pernil à vinha d’alhos, servida na gôndola de Veneza.

Durante um mês, público e jurados puderam visitar quase mil bares em 25 circuitos que abrangem 40 cidades em todas as regiões do país. Na ocasião, mais de um milhão de votos foram contabilizados com notas nas categorias atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco contou 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total e dos jurados 50%. Após a divulgação dos vencedores de cada um dos circuitos, realizada durante o mês de maio, novos jurados visitaram os 25 botecos vencedores para uma nova rodada de avaliação, que aconteceu ao longo do mês de junho.

“Ao longo dos anos, o Comida di Buteco passou de um simples concurso para se tornar uma plataforma de transformação social. Os donos de butecos são, em sua maioria, pequenos empreendedores que lutam diariamente para manter seus negócios funcionando”, disse Flavia Rocha. 

Esses estabelecimentos guardam histórias de famílias, com suas memórias afetivas compartilhadas com público através de suas receitas e acolhimento. Com isso, a competição ajuda a dar visibilidade a quem, geralmente, não tem como fazer grandes divulgações”, acrescentou.

A festa de premiação é a ‘cereja do bolo’, na verdade a ferramenta é o concurso. Mas, nada mais natural que as marcas que participaram dele queiram estar presentes no momento de enaltecimento aos botecos e premiação deles. As marcas que estão conosco participam naturalmente desta celebração”, completa.

Critérios de avaliação

Flávia Rocha explica que a eleição dos melhores botecos ocorre com visitas tanto de jurados quanto do público aos estabelecimentos para dar notas de 1 a 10 em: Atendimento, Temperatura da bebida, Higiene e Petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. 

O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. 

Somos uma plataforma que atinge trade e consumidor do ponto de vista das marcas, mas que gera uma verdadeira corrente do bem, que se inicia com o buteco, a indústria que patrocina, o público, as ferramentas de comunicação e até o poder público que vê o retorno em geração de empregos, impostos e turismo urbano”, destaca. 

Temos pesquisado ao longo dos anos vários países do mundo e não há nada semelhante nos sentido de uma eleição com tanto envolvimento do público e em torno de um ícone da cultura local, no caso, o boteco”, concluiu.

Histórico

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e sua cozinha local.  

A partir de 2008, começou a expandir para outros estados e hoje cobre todo o país, é realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de boteco no Brasil. Desde 2016, elege também o Melhor Buteco do Brasil e já se consolidou como o maior concurso do gênero.

Foto: Divulgação