A GfK, em uma pesquisa global com mais de 600 CMOs (Chief Marketing Officer) e tomadores de decisão sênior de marketing, examinou a percepção deles sobre os fatores de sucesso que impulsionam o marketing eficaz em suas empresas, divididos em três pilares: “Impacto”, “Alinhamento” e “Investimento”.
As respostas da pesquisa formam a base para o novo “CMO Outlook Index” da GfK, que mostra que a maioria dos líderes de marketing sênior sente que há um potencial significativo de melhoria em sua organização.
O levantamento também identifica o que os CMOs podem fazer para alcançar a excelência em marketing. O CMO Outlook Index terá monitoramento contínuo, e o relatório completo, que oferece uma análise ainda mais profunda e recomendações, será lançado em setembro.
O estudo global da GfK revela também que há bastante espaço para progresso. Apesar de 40% dos profissionais de marketing sênior dizerem que têm todos os recursos necessários em pelo menos uma das áreas, apenas 7% dizem que se sentem perfeitamente equipados em todos os três pilares.
“É relativamente comum que os CMOs tenham otimizado a capacidade da equipe de marketing, o alinhamento da marca da empresa ou o investimento na marca. A grande queda ocorre quando analisamos quem se sente otimamente posicionado em todas as três áreas. As descobertas do nosso CMO Outlook Index ajudam os líderes de marketing a entender como seus colegas percebem o marketing e onde o crescimento é necessário“, destaca Gonzalo Garcia Villanueva, Diretor de Marketing da GfK.
Empresas com forte “Alinhamento” têm mais responsabilidades atribuídas às equipes de marketing
O pilar “Alinhamento” está relacionado à alavancagem do valor comercial e do propósito da marca: um quarto de todos os tomadores de decisões de marketing da pesquisa concorda fortemente que sua empresa tem uma missão e um propósito claramente definidos, além das metas comerciais, e que a marca contribui também para o sucesso comercial da empresa.
Diferenças interessantes também podem ser observadas em setores distintos, pois as empresas de serviços públicos, telecomunicações e logística têm a pontuação mais baixa do CMO Outlook Index, com 17 pontos, enquanto as empresas de tecnologia e bens duráveis, bem como as de serviços financeiros e profissionais, têm a pontuação mais alta, com 24 pontos cada. Essas empresas superam até mesmo setores tipicamente fortes, como FMCG, Moda e Estilo de Vida (índice de 19), cuja pontuação geral é reduzida por uma classificação baixa no “Alinhamento” de marketing.
Relatório abrangente do CMO Outlook em setembro de 2023
O CMO Outlook Index será complementado em pouco tempo com um relatório abrangente da GfK que fornecerá informações e análises ainda mais detalhadas sobre a situação e os desafios enfrentados pelos CMOs em caráter global. Ele foi desenvolvido para ajudar os líderes de marketing do mundo todo a enfrentar os desafios e garantir a excelência de marketing em suas empresas. Espera-se que o CMO Outlook Report seja publicado em setembro de 2023.
Sobre o estudo
A CMO Outlook Survey baseia-se em 633 entrevistas com uma amostra global de líderes de marketing sênior em empresas com receita anual acima de US$ 50 milhões ou com mais de 250 funcionários. Os líderes de marketing são definidos como CMOs ou Chefes de Marca, Diretores ou VPs de Marketing, Marca, Operações de Marketing ou Experiência do Cliente.
O CMO Outlook Index é baseado na CMO Outlook Survey e consiste em três pilares: “Impacto”, “Alinhamento” e “Investimento”. A pontuação de cada pilar de marketing baseia-se na porcentagem dos “líderes de marketing que concordam fortemente com as duas declarações-chave de cada pilar. O CMO Outlook Index é então calculado pela média das pontuações dos três pilares. As declarações-chave por pilar são:
Impacto:
– Tenho uma compreensão clara de quais atividades, canais e alavancas de marketing proporcionam o melhor ROI.
– Temos uma equipe forte, com todas as habilidades necessárias para executar nossa estratégia de marketing
Alinhamento:
– Além de nossas metas comerciais, temos uma missão e um propósito claros como marca.
– Nossa marca é um ativo que realmente nos ajuda a obter sucesso comercial.
Investimento:
– Meu CEO e CFO acreditam no valor do investimento em nossa marca a longo prazo.
– Temos o equilíbrio certo entre o retorno a curto prazo e a construção da marca a longo prazo em nosso marketing.
As opções de resposta variavam de “Não concordo” a “Concordo totalmente” em uma escala de quatro pontos.
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