Em tempos onde a concorrência é acirrada e a busca por destaque é constante, já não é novidade que algumas agências preferem expandir em seu escopo de atendimento para um formato cada vez mais completo de atuação em frentes que vão além do universo do live marketing: são as chamadas “agências 360”.
Esse conceito tomou força e tem se destacado como uma verdadeira tendência mercadológica do nosso segmento, com modelos de negócios que visam abraçar ainda mais frentes das marcas que inicialmente as procuram por suas estratégias de brand experience.
Ao integrar serviços de marketing tradicionais com soluções digitais e estratégias inovadoras em diversos canais, uma agência 360 tem como premissa proporcionar uma visão ampla e alinhada, garantindo que cada aspecto do negócio seja otimizado para obter o máximo de resultados.
Assim como em outras áreas e segmentos, a evolução de mercado fez com que o formato passasse por adaptações.
Se antes apenas grandes empresas, com enormes estruturas conseguiam atender as expectativas de uma agência 360, hoje a realidade é outra. Integrar comunicação, ações de live marketing, entre outros projetos se em um só lugar tornou-se um diferencial que as empresas de diferentes portes já entenderam e estão aplicando na prática.
Para falar sobre o assunto com ainda mais propriedade, conversamos com profissionais de agências que trazem a “veia 360” em seu modelo de trabalho, que nos revelam o momento atual do mercado.
O que é e como podemos definir uma agência 360 atualmente?
Na teoria sabemos que uma agência 360 é uma empresa que engloba e entrega todos os serviços de marketing, desde a comunicação nas redes sociais até a concepção do evento ou ação de live marketing em si.
O objetivo principal, observado no mercado nos dias de hoje, sobre este modelo de agência, é criar uma comunicação integrada e unificar as estratégias online e offline de uma marca.
Já na prática, os profissionais à frente destas empresas, definem com mais precisão este conceito.
“O termo “360” indica que a agência busca abordar todos os aspectos de uma marca, produto ou serviço, proporcionando uma visão completa e abrangente para alcançar os objetivos e KPI’s do cliente.” nos conta Simone Freitas, CEO e Diretora da Agência Seven Thinkers.
Uma característica importante dentro das agências 360 é a forma com que o time se reúne para planejar e colocar em prática seus projetos.
“Dentro de uma agência neste formato há um time de especialistas em diversas áreas… design, branding, ativação, digital, B.I., eventos, content etc. É a união desses olhares que nos permite fazer uma entrega realmente 360.”
Eduardo Andrade, Co-CEO da Agência Akm Performma
Dentro do segmento de live marketing as entregas podem se tornar ainda mais personalizadas e otimizadas, dependendo menos de demandas de seus clientes e gerando mais oportunidades na régua de comunicação deles, como é o caso da agência Onzex:
“O objetivo é criar uma sinergia entre as diferentes táticas e canais de marketing para alcançar resultados mais impactantes e alinhados com os objetivos de negócio do cliente.”, afirma Renato Feitosa, Diretor Executivo da empresa.
Percebe-se então que a diferença entre uma agência dita “tradicional” e uma agência 360 é basicamente o tipo de contrato e seus entregáveis.
Enquanto a primeira geralmente foca em demandas pontuais, como uma ativação de marca ou criação de um evento, por exemplo, a segunda vai além dessas demandas e também investe na comunicação online e offline fazendo uma mescla entre comunicação e brand experience.
Quais são as vantagens de se contratar uma agência 360?
Obviamente cada projeto requer demandas, estratégias e especialistas voltados para o desafio proposto onde, seja em agências tradicionais ou 360, é possível encontrar soluções que suprem o que um(a) contratante busca.
A partir desse pensamento é que podemos entender o que de fato é vantajoso para a marca ou cliente.
“São duas principais vantagens. A primeira é que a pessoa contratante consegue centralizar o gerenciamento das entregas. A segunda é a otimização e economia de tempo (algo precioso nos dias atuais), pois centralizando os serviços em um único local, diminui-se a frequência de reuniões de alinhamento, por exemplo”.
Drielly Bispo, Co-founder Agência Muse
Para o CEO da Agência TSBetc, Renato Amaral, ainda existe mais uma vantagem nessa contratação.
“Por tudo ser feito em um único lugar, o cliente acaba tendo um impacto financeiro minimizado, evitando a contratação de várias agências segmentadas para a execução da estratégia de comunicação.”
Ou seja, concentrar o projeto em uma agência 360 tira a “dor de cabeça” de correr atrás de vários fornecedores ao mesmo tempo. As estratégias podem ser ainda mais interligadas e as soluções executadas ao longo do próprio processo.
“É possível utilizar uma variedade de ferramentas e recursos para envolver o seu público-alvo, promover a marca e alcançar os resultados desejados, garantindo uma experiência completa e memorável para os consumidores em diferentes momentos e plataformas.” completa Renato Feitosa.
Como uma agência 360 se adapta às necessidades específicas de cada cliente?
Retomando a reflexão do tópico anterior, chegamos na pergunta que pode esclarecer as suas dúvidas sobre como escolher o tipo de agência ideal para o projeto que você tenha em mãos.
“Para iniciar um novo projeto divide-se os times focados em cada cliente. Isso faz com que os profissionais se aprofundem não só na parte criativa da marca, mas nos seus desafios de negócios. Esse time respira o dia a dia do cliente e se torna uma real extensão dele dentro da agência.”
Eduardo Andrade, Co-CEO da Agência Akm Performma
É quase como se a agência 360 montasse uma “nova empresa” para atender as necessidades dos seus clientes.
O trabalho é árduo e envolve uma grande estrutura por trás. Veja o que diz Renato Feitosa:
“Contamos com um time enorme com mais de 60 colaboradores, com núcleos e squads bem definidas. Ser 360 é conseguir entregar múltiplas soluções de forma simultânea, com excelência. Hoje dentro do nosso grupo, ainda possuímos 2 empresas de cenografia, onde conseguimos atender projetos especiais.”
Essa estrutura bem amarrada também consegue ter uma visão de futuro do mercado, por meio do número de profissionais envolvidos no projeto.
“Em conjunto, temos a vantagem de conseguir absorver alterações no mercado e propor novos caminhos para os clientes, realinhando estratégias mais facilmente, com uma visão macro do negócio.”, nos conta Drielly Bispo.
Há diferença entre uma agência 360 e uma agência Full Service?
Essa é uma das principais dúvidas de quem contrata esse formato de serviço. Full Service e agência 360 são diferentes ou é só na nomenclatura? Vamos deixar os especialistas falarem sobre essa “polêmica”…
“Acredito que os termos são bem parecidos, porém que a diferença maior esteja em que empresa full service consegue atender maiores expectativas quando o assunto é estratégia digital. Mas nada impede de uma levar a nomenclatura da outra, afinal o que vai definir isso são os setores disponíveis em cada uma das agências, seja ela Full Service ou 360.”
Diego Martins, Diretor da Agência Tá em Todas
Lembrando que esta é uma linha tênue onde os pontos de vista podem ser divergentes, contudo de modo geral não afeta o combinado antes da assinatura do contrato entre agência e cliente.
Drielly Bispo, acredita que os formatos são os mesmos:
“Não existe diferença, é mais uma questão de nomenclatura, pois uma agência 360 ou Full Service foca em todas as esferas de uma estratégia de marketing, ela trabalha a comunicação como um todo.”
Quais são os entregáveis de uma agência 360?
Por integrar várias áreas e atender de forma personalizada cada projeto, esse tópico também irá depender muito do que cada agência se propõe no mercado.
Aqui temos um olhar de cada profissional entrevistado com a sua própria realidade.
Renato Feitosa, destaca essas entregas de forma bem objetivo em formato de lista:
- Estratégia de Marketing;
- Definição de Público Alvo;
- Garantia dos objetivos da marca;
- Posicionamento adequado de marca e visibilidade;
- Garantia dos trabalhos entregues;
- Canais e Plataformas adequadas;
- Entrega de resultados focados nos objetivos do cliente;
- Incentivos e ações de endomarketing;
Drielly Bispo completa a definição afirmando que “esse tipo de agência precisa oferecer uma ampla gama de serviços online e offline. No online, destaco alguns como criação de sites, campanhas digitais, social media, planejamento digital, entre outros. No offline, serviços como identidade visual da marca, ações promocionais, ativações de marca, eventos, por exemplo.”
Já para o Eduardo Andrade, existem 3 pilares fundamentais que esse tipo de agência entrega para seus contratantes:
“Uma agência 360 deve ter foco em estratégia, criatividade e análise de dados. Com esses 3 pilares é possível definir as ações táticas e quais são as melhores formas de execução.”
Por qual motivo uma marca deve contratar uma agência 360?
Por fim, trazemos os pontos cruciais que podem te ajudar na escolha do melhor tipo de agência para o projeto que quer tirar do papel.
“Cada vez mais as marcas precisam estar presentes em diversas ações e todos os canais e plataformas de comunicação, tais como eventos, ativações, campanhas, digital e incentivos. Só assim conseguirão ter mais visibilidade, se aproximar e encantar o seu público, na busca da tão sonhada fidelização.”
Renato Amaral, CEO da Agência TSBetc
Renato Feitosa, da agência Onzex reforça o pensamento:
“Uma marca precisa pensar de forma estratégica e macro, com o objetivo de evoluir, aumentar o volume e a capilaridade de suas ações dentro do território atendido. A agência 360º consegue convergir todas as ideias e estratégias dessa companhia, dentro de um ambiente com diversas áreas e poder de atuação estratégica.”
Concluindo o assunto, Drielly Bispo, da agência Muse afirma:
“O cliente precisa ter a certeza de que está com a demanda certa sendo executada, e para isso as análises, os estudos, as estratégias, devem partir da agência contratada, sendo assim necessário uma agência completa, que consiga entregar todas as demandas necessárias para execução direta e sem falhas de qualquer campanha.”
Em tempos onde a competição é intensa e o destaque é fundamental, a contratação de uma agência 360 tem se mostrado uma solução inovadora e eficiente para ambas as partes.
Porém antes de qualquer escolha é preciso entender seus reais objetivos, ser estratégico e aí sim, delegar o que precisa ser feito para a agência.
Continue se atualizando! Ouça o Na Escuta?, um podcast Promoview
Vem conhecer um podcast semanal dedicado ao mundo do live marketing (um dos únicos no mercado). Por aqui, você descobre tendências, fica por dentro das últimas notícias e aprende boas práticas de mercado, acompanha estudos de diversas áreas e muito mais.
Se você é apaixonado(a) por brand experience assim como nós, este é o seu podcast!