A Solar Coca-Cola, com intuito de fortalecer a responsabilidade social na Companhia e reforçar os estoques de bolsas de sangue na capital cearense, realizou, entre os dias 26 e 27 de julho, uma ação de doação de sangue entre os colaboradores da empresa, em suas unidades corporativas de Fortaleza.
A engarrafadora, que faz parte do Sistema Coca-Cola, mobilizou mais de uma centena de funcionários a doarem para o Fujisan, resultando em 81 bolsas de sangue coletadas durante a iniciativa. Cada bolsa doada pode salvar cerca de quatro vidas, o que contabiliza cerca de 324 pessoas impactadas com a ação.
De-acordo com Tatiane Zaccaro, gerente de Saúde e Benefícios da Solar, a iniciativa foi pensada estrategicamente pelo + Saúde Solar – programa que promove saúde para os colaboradores –, para engajar os funcionários a fazerem sua parte neste ato de solidariedade, e a repercussão acabou sensibilizando o público para além da empresa.
“Fizemos contato com a Fujisan e recebemos a organização em duas unidades da Solar aqui em Fortaleza com o objetivo de motivar nossos colaboradores a fazerem a diferença e beneficiar o próximo, e a resposta do nosso time foi excepcional. No prédio onde se funciona o escritório central da Solar, inclusive, além de impactarmos os funcionários da Companhia, outros empreendimentos que também estão no mesmo local acabaram se juntando a essa iniciativa, e doando também”, explica a gerente.
Karol Magalhães, enfermeiro do trabalho da Companhia, foi um dos colaboradores que realizaram a doação pela primeira vez durante a iniciativa da Solar. De acordo com o profissional, que também encabeçou a idealização da iniciativa, a possibilidade de ajudar várias pessoas com apenas uma doação foi um dos principais estímulos. “Como doador de primeira viagem me senti muito bem em saber que posso salvar até quatro vidas com uma única doação, o processo de doação foi seguro e rápido. A partir de agora, após essa ação do + Saúde Solar, vou realizar doações periódicas para ajudar a quem precisa”, destaca Karol.
Até o fim do ano, a Solar deve estender a iniciativa para outras unidades da Companhia, estabelecendo parcerias com os bancos de sangue estaduais das regionais onde atua.
“Estamos em 70% do território brasileiro, e sempre que temos oportunidade, usamos nossa escala para gerar impacto social positivo, trabalhando para a construção de um futuro melhor com ações que tenham resultados efetivos no presente. Contribuir para a conscientização sobre um gesto tão nobre quanto a doação de sangue é um dos exemplos dos nossos esforços voltados para responsabilidade social”, conclui Tatiane Zaccaro.
Fotos: Divulgação