O cenário da tecnologia em eventos mundial passou por grandes transformações nos últimos tempos, acompanhando o comportamento, os desafios e as tendências do mercado.
E para entender ainda melhor sobre o atual momento dessa área do live marketing, neste artigo, trouxemos um resumo fiel do Relatório “Event Technology Made Simple”, realizado pela empresa americana Skift Meetings.
Este relatório é o resultado de meses de trabalho, pesquisas, coleta de dados das principais plataformas de tecnologia de eventos, análise e organização dessas informações para gerar insights valiosos para o setor de live marketing.
Tecnologia em eventos e o impacto da pandemia de COVID-19
Não poderíamos começar falando do tema sem puxar na linha do tempo o momento que mais acelerou as necessidades tecnológicas nas experiências de marcas e eventos de todos os portes: a pandemia do coronavírus.
O interesse em soluções virtuais e híbridas atingiu níveis sem precedentes durante a pandemia – os fornecedores de tecnologia de eventos cresceram quatro vezes -. Algumas empresas arrecadaram milhões de dólares em financiamento, mas anunciaram demissões pouco depois. Os altos e baixos foram significativos.
Durante a pesquisa, fornecedores de tecnologia em eventos foram questionados sobre o que era considerado mais relevante para os organizadores de eventos na hora de contratar um produto digital para criar seu projeto.
Temas comuns que se destacaram em suas respostas foram:
- A facilidade de uso e personalização;
- Produtos de autoatendimento que permitiram aos organizadores criar eventos virtuais sem ajuda profissional;
- Um suporte de qualidade disponível quando necessário;
- A capacidade de planejar e gerenciar seus eventos – sejam eles presenciais, virtuais ou híbridos – a partir de uma única plataforma.
Ou seja, ferramentas mais simples, que não demandam tanto estudo para serem implementadas, já que os usuários desejavam uma experiência mais simples que lhes desse mais controle e que fosse eficiente, sem perda de tempo.
9 diferentes tipos de tecnologias em eventos que existem atualmente
1 – Marketing de eventos
Esse universo abrange todas as promoções e a construção de branding que ocorrem antes e durante um evento.
Isso inclui sites, campanhas de e-mail marketing e o design de materiais de eventos, incluindo plataformas de tecnologia e aplicativos.
2 – Ferramentas de cadastro e banco de dados
Por meio das ferramentas de registro, como uma landing page por exemplo, os organizadores de eventos conseguem construir sua base de dados interna, permitindo que os participantes se inscrevam em eventos online em troca de suas informações.
Essas páginas podem ser construídas com diferentes opções de personalização, como a capacidade de criar perguntas para aprender mais sobre as preferências dos participantes do evento.
No caso de eventos corporativos é possível entender qual é a profissão, o cargo e a empresa onde o participante atua. Essas informações são utilizadas para entender qual o tipo de público que seu evento vem atraindo.
Muitas também oferecem recursos de emissão de ingressos e processamento de pagamentos, o que também pode dizer muito sobre o poder aquisitivo ou região dos participantes.
3 – Gerenciamento de eventos online
Quando falamos em gestão de eventos online sabemos que essa área é relativamente ampla e com muitas demandas a serem administradas. A tecnologia tem suprido as principais necessidades desses projetos, como por exemplo:
- Gerenciamento de listas de participantes, palestrantes e sessões, patrocinadores e expositores em um único sistema;
- Plataformas de salas com recursos interativos;
- Entre outros.
4 – Check-in e credenciamentos
Já para os eventos presenciais, o processo de check-in é a primeira experiência do público ao chegar a um evento e é uma oportunidade importante para causar uma boa primeira impressão.
Esse processo, que frequentemente inclui a impressão de crachás ou a geração de pulseiras, tem sido cada vez mais assumido pela tecnologia nos últimos anos.
5 – Aplicativos para eventos
Os aplicativos móveis de eventos são uma parte indispensável da experiência do evento.
Eles permitem que os participantes consultem informações importantes como a agenda do evento e a localização das sessões, e também são ferramentas importantes para networking com os chats e interações do público antes mesmo do evento começar.
Esse recurso já é algo com uma adesão significativa por parte dos participantes do evento, justamente por já entenderem o valor da organização e facilidade que o app de um evento pode gerar durante a sua experiência.
6 – Produção de vídeos
Muitos fornecedores aumentaram suas ofertas nesta área para ajudar os organizadores a alcançar altos padrões de produção e proporcionar experiências positivas aos usuários em seus eventos.
Afinal, o evento online se tornou uma extensão do presencial, por tanto, as pessoas procuram qualidade, acessibilidade e eficiência nas transmissões em tempo real.
7 – Análise de dados e relatórios de resultados
A análise de dados e relatórios feitas através de softwares são um diferencial para qualquer organizador de eventos, pois permitem que os profissionais acompanhem as métricas do evento, meçam indicadores-chave de desempenho (KPIs) e comparem com outros eventos para avaliar o sucesso e áreas de melhoria, tudo isso em poucos cliques.
A geração de relatórios se tornou ainda mais essencial desde a pandemia, pois os organizadores se acostumaram com os dados detalhados capturados por eventos virtuais, e os eventos como um todo se tornaram mais intimamente ligados às atividades de marketing, unificando as estratégias e gerenciamento do evento de ponta a ponta, algo que nos eventos presenciais, muitas vezes, não era tão palpável de ser realizado.
8 – Gerenciamento de comunidades
Os eventos, sejam eles presenciais ou virtuais, deixaram de ser um ambiente único de troca. As pessoas procuram fazer parte de uma comunidade com os mesmos ideais, gostos e interesses que vão além da entrega de palestras e shows.
Por este motivo, a gestão de comunidade se tornou um outro aspecto crucial para organizadores de eventos que buscam manter as conexões feitas com seu público além de um único evento.
A tecnologia entra vestida de recursos como grupos em plataformas como o WhatsApp, geração de conteúdos exclusivos como uma newsletter, as próprias redes sociais, entre outros.
9 – Gamificação nos eventos
Recursos de gamificação se tornaram muito populares em eventos virtuais durante a pandemia e se estenderam para o presencial, à medida que os organizadores buscavam formas de combater o cansaço e envolver os convidados.
A gamificação pode incluir placares de líderes, questionários, recompensas, criação de conteúdo pelos usuários e outros recursos de interação que motivam as pessoas e as abraçam de maneira mais personalizada, dando a real sensação de pertencimento e reconhecimento de cada indivíduo.
Os valiosos insights de um especialista em tecnologia em eventos globais
O relatório ainda traz insights muito interessantes de especialistas na área de tecnologia em eventos, que atuam no mercado, e seguem de olho nas tendências e nas mudanças do setor.
Começando por Mike Dietrich, vice-presidente de marketing de produtos da Cvent, que destacou os principais desafios que os profissionais de eventos estão enfrentando atualmente, bem como as soluções de fluxo de trabalho que estão surgindo para mantê-los no caminho do sucesso.
Os participantes agora esperam o melhor dos dois mundos
Após três anos de engajamento principalmente virtual, a indústria está voltando às suas raízes presenciais às quais todos estamos acostumados. É uma ótima notícia, e como muitas mudanças, isso está criando desafios e oportunidades.
Um deles é um legado da própria onda de eventos virtuais. Os participantes agora têm expectativas mais altas em relação ao valor e à conveniência, que estão trazendo de volta para seus eventos presenciais.
Isso inclui a expectativa de maior engajamento tanto antes do início do evento quanto depois do seu término. Em geral, eles esperam mais opções para interagir com o conteúdo digitalmente, por meio do maior uso de vídeo e interatividade.
Essa pauta, levantada por Mike, pode ser traduzida como um “novo desafio desbloqueado” pelos participantes em relação à organização 360 de um evento que se proponha a estar no mundo físico e virtual, se adaptando à nova realidade das pessoas que querem participar dos eventos, mas agora estão pelo mundo.
Em contrapartida, o mercado acabou ganhando novas oportunidades de especialização, novos cargos e estruturação de equipe dentro das agências, o que também é muito positivo tanto para o mercado quanto para quem contrata esses especialistas.
Onde a tecnologia está permitindo que os eventos avancem ainda mais
Algumas tendências maiores da indústria estão na verdade criando novas oportunidades para os organizadores. Se antes era possível apenas interagir de forma rápida e sem vínculos com o público, hoje o cenário é totalmente diferente e a construção de uma narrativa que engaje a possibilidade da fidelidade do seu público antes, durante e depois da sua entrega.
Engajamento Pré-Evento
Cada vez mais, estamos construindo tecnologias que permitem que o engajamento do evento comece semanas ou até meses antes que o primeiro participante apareça no local.
Ao fazer login em um destino digital, os participantes podem começar a criar sua agenda, interagir com conteúdo de vídeo de teaser e criar uma lista de expositores e patrocinadores semanas antes do evento começar.
Isso é valioso para o participante porque ajuda a melhorar e personalizar sua experiência no evento. É útil para o organizador porque todas essas interações estão sendo medidas e as preferências do participante estão se tornando mais claras.
O relacionamento Pós-Evento
O mesmo princípio se aplica à experiência pós-evento. Das centenas de milhares de pontos de engajamento que capturamos em nossa própria conferência Cvent CONNECT, em 2022, mais de 20% desse engajamento aconteceu após o término do evento.
Para eventos corporativos essa relação tende a trazer ganhos ainda maiores derivados das estratégias de vendas de produtos ou divulgação dos serviços prestados pelas empresas que participam de conferências, workshops, entre outros.
Mantendo a conversa entre os eventos
A última fronteira é continuar esse engajamento mesmo entre os eventos.
A tecnologia de eventos e as plataformas de construção de comunidades estão começando a convergir. As plataformas tecnológicas ajudam os organizadores a construir comunidades personalizadas.
É nesse tipo de ambiente que você consegue manter os participantes permanentemente engajados e conectados ao seu evento ou marca.
Esse tipo de tecnologia promove e destaca o melhor conteúdo de seus eventos recentes, mas também começa a atrair participantes e interesse para seus próximos eventos.
Concluindo…
Depois de entender as mudanças causadas pelo pós-pandemia, identificar ferramentas tecnológicas super atuais e conferir insights, podemos entender com esse relatório que existiram mudanças significativas na forma com que as pessoas (tanto os contratantes, passando pelos fornecedores, organizadores de eventos até os participantes) estão aproveitando a tecnologia.
As possibilidades são infinitas, e a construção de uma comunidade sólida e mais intimista vem de encontro com essa difusão entre o real e o virtual.
Como sociedade, já vivemos boa parte de nossa existência de forma híbrida, e é claro que as experiências com as marcas e os eventos que participamos viriam de encontro com essa realidade.
Agora, cabe aos profissionais de eventos absorverem cada vez mais essas demandas, se aprofundarem e ficarem de olho nos próximos capítulos dessa história que está só começando.
Continue se aprimorando…
De encontro ao “conselho” acima, listamos alguns outros conteúdos sobre o tema para você mergulhar ainda mais no universo da tecnologia em eventos:
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- Brand experience no Metaverso: hype passageiro ou estratégia de marketing duradoura?
- Como produzir um Live Commerce
Fotos: Unsplash