O dia 15 de abril foi escolhido para lutar contra situações em que uma criança tenha acesso a armas. De acordo com os dados apontados pelo estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a Unesco em 2005, mais de 200 mil crianças e jovens de cinco capitais brasileiras já tiveram acesso à arma de fogo.
Nessa data, é importante ressaltar o desarmamento de modo geral e não apenas na infância. Com auxílio e conscientização dos pais, as crianças devem trocar armas de mentira por brinquedos, livros, revistas e outros elementos nocivos e importantes ao crescimento.
A ideia da troca de brinquedos deseja atingir crianças e pais, porque temos um papel fundamental na educação contra a violência e devemos dar exemplos de paz dentro de casa.
Armas de fogo sem registro devem ser levadas a delegacias. Para receber a indenização, o cidadão precisa ir à unidade credenciada mais próxima para o recolhimento de arma e receberá um protocolo do Banco do Brasil para realizar a operação necessária. O site www.entreguesuaarma.gov.br mostra passo a passo do procedimento.