O dia 3 de setembro é reservado como uma data para homenagear aquele profissional que está ligado a questão da segurança das pessoas e do patrimônio público. Trata-se do Dia do Guarda Civil.
Entre as atividades estão a de proteger cidadãos, habitações, comércios, patrimônios públicos e tudo o que diz respeito à sociedade civil. Sua atuação contra o crime é ao mesmo tempo preventiva e repressiva.
É uma área profissional sob a responsabilidade das prefeituras municipais, sendo que pode existir variação nas Leis que regem as corporações, uma vez que são pautadas em Leis estaduais.
Os serviços prestados pelos guardas estão diretamente ligados à população, como ronda, vigilância, patrulhamento, proteção e defesa dos cidadãos.
Além disso, protegem ainda suas habitações, os comércios, tudo aquilo que envolve a sociedade civil de um modo geral, além das edificações públicas e outros patrimônios.
No entanto, os soldados da guarda civil desenvolvem trabalhos preventivos, repreensivos e ostensivos, podendo autuar em flagrante delito, passando por grandes riscos em relação à sua própria proteção, em sua própria vida.
Logo, esses profissionais devem ser tratados com respeito e atenção de todos, pois lutam para preservar a ordem nas cidades e a boa qualidade de vida dos cidadãos.