A Heineken, patrocinadora oficial das competições UEFA, incluindo a UEFA Champions League pelo 16° ano, acaba de lançar campanha que faz um questionamento dos estereótipos de gênero dentro do futebol a partir do filme “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens” que destaca a paixão das torcedoras.
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Além disso, a cervejaria criou um site chamado Fresher Football com dados atualizados da principal competição de clubes da UEFA incluindo números da UEFA Women’s Champions League, fortalecendo com isso a importância e protagonismo das mulheres e das equipes femininas na história do torneio e do esporte.
Com a missão de contribuir para mudar esse cenário, a Heineken abraça a missão de desenvolver seus patrocínios masculinos e femininos.
A primeira etapa da Heineken para quebrar esses estereótipos é abordar estatísticas imprecisas presentes na Internet que costumam ser fonte de desinformação.
Em um movimento inovador, que desafia os algoritmos e a mecânica de busca dos principais sites, a Heineken lançou o Fresher Football, que é uma nova página, desenvolvida em parceria com a GOAL, em que as perguntas mais frequentes feitas sobre a UEFA Champions League recebem respostas corretas.
De maneira geral, a tendência é ignorar dados chaves sobre o futebol feminino.
O Fresher Football tem o objetivo de incentivar os mecanismos de busca e sites de fãs a perceberem o problema e atualizarem suas informações, divulgando dados completos e corretos, independentemente do gênero.
Para alcançar esse objetivo, a Heineken compromete-se a interceptar pesquisas on-line, comprar palavras-chaves em torno de perguntas populares sobre futebol e corrigir as respostas atuais com estatísticas precisas baseadas nos jogos masculino e feminino, permitindo que as conquistas das mulheres no futebol sejam celebradas, ao invés de esquecidas.
Para oferecer ainda mais apoio ao seu trabalho de promover a reflexão de estereótipos no futebol, a Heineken lançou um novo filme chamado “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens” em canais digitais e TV.
Com direção da Publicis Itália, a ação publicitária mostra torcedoras em vários momentos, seja saindo de fininho para o banheiro durante um encontro para verificar o placar do jogo ou comemorando um gol aos gritos no meio da sala de estar.
A ideia é destacar que as mulheres fãs de futebol estão por toda parte mostrando a realidade de que não é o gênero que dita a paixão de uma pessoa pelo esporte.
Neste ano, a Heineken também revelou Alex Scott como sua primeira embaixadora do futebol feminino. A jogadora, que fez parte da equipe vencedora da Copa Feminina da UEFA de 2007 pelo Arsenal, estrela as comunicações da marca ao lado do atual embaixador, Thierry Henry, para promover a importância da igualdade no esporte, através do filme global ‘The Greatest Goal’.
“Heineken é uma marca que sempre busca trazer uma ótica fresca e inovadora para suas campanhas e, agora como patrocinadora das competições femininas da UEFA, temos a oportunidade de utilizar disso para convidar todos os consumidores a refletirem a respeito dos estereótipos e contribuir para uma maior inclusão e valorização das mulheres no futebol. Neste primeiro ano, iniciamos este movimento que questiona o apagamento das vitórias, conquistas e presença das mulheres neste ambiente ainda dominado por homens. Estamos comprometidos em contribuir para que a paixão e celebrações pelo futebol reúnam cada vez mais pessoas, sem distinções de gênero”, ressalta Beatrice Jordão, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
A Heineken é parceira da UEFA Women’s Champions League e da UEFA Women’s EURO desde 2021, quando tomou a decisão de espelhar seus patrocínios masculinos e femininos no futebol e no automobilismo.