A Bridgestone Corporation, em nome de sua família global de companhias, anunciou uma definição de metas para a redução das emissões de CO2 por todo o ciclo de vida de seus produtos, em benefício de uma sociedade sustentável. Ao estabelecer tais metas, o Grupo Bridgestone está ampliando seu foco e compromisso com o meio ambiente.
Como parte da Missão Global Ambiental da Bridgestone, a companhia está promovendo ações decisivas visando três importantes perspectivas ambientais: redução das emissões de carbono, preservação dos recursos naturais e conscientização ecológica. As novas metas de redução de carbono abordam as mudanças climáticas e outros importantes temas relacionados à energia, respondendo, assim, à desafiante demanda pelo desenvolvimento de uma sociedade de baixo carbono.
A Bridgestone definiu uma meta global de 35% de redução em CO2 por vendas das operações totais (matéria-prima e aquisição de componentes, fabricação e logística) e também de seus produtos pós-uso. Mais do que isso, o objetivo é melhorar a eficiência de durabilidade dos pneus em 25%, o que diminui a emissão de CO2 e prolonga a vida desses produtos. A empresa estima que, ao trabalhar para melhorar a eficiência do combustível de seus clientes, promoverá a redução potencial nas emissões de CO2, superando as emissões relacionadas às operações realizadas dos produtos pós-uso. As duas metas estão planejadas para serem atingidas em 2020 (tendo como ponto de partida os índices registrados em 2005).
Para alcançar essas metas promissoras, a Bridgestone pretende ampliar as iniciativas ambientais por todo o ciclo de vida de seus produtos, seguindo os seguintes princípios:
Matéria-prima e aquisição de componentes:
Focar na obtenção de materiais ecologicamente corretos, além do desenvolvimento avançado dos mesmos, o que ajudará na redução do uso de recursos naturais em seus produtos.
2. Fabricação:
Aperfeiçoar a eficiência através de melhorias nos equipamentos e processos para reduzir ainda mais a energia investida em cada produto, enquanto desenvolve outros meios de produção que minimizem os danos ao meio ambiente, além de maiores segurança e qualidade de produtos.
3. Logística:
Aumentar a eficiência do transporte através de uma melhor estratégia de distribuição, incluindo rota e desempenho da frota de entrega.
4. Pós-uso:
Prolongar a vida útil de seus pneus, expandir a recauchutagem para o setor caminhões, ônibus, aeronaves e pneus off-road, bem como reduzir o peso por pneu, reduzindo os índices de geração de resíduos. A Bridgestone continua buscar os 3R´s (Redução, Reuso e Reciclagem) para melhorar a economia de recursos em todas as etapas das operações.
5. Desenvolvimento de Produto:
Sobre o ciclo de vida dos pneus, a Bridgestone estima que cerca de 90% das emissões de CO2 relacionadas a um pneu são geradas pelo uso junto a um veículo. Para ajudar os motoristas a reduzir emissões, a empresa ampliará ainda mais o desenvolvimento de pneus com eficiência aperfeiçoada de giro, a fim de reduzir o uso de combustível. Ao mesmo tempo, expandirá os programas educacionais sobre a manutenção de pneus e de veículos, bem como o de direção ecológica (eco-driving).
Continuarão a ser desenvolvidas outras atividades, tais como o uso do papel eletrônico e a elaboração de produtos que promovam o isolamento térmico das construções e que também reflitam a energia, de modo a manter a temperatura dos ambientes.
O foco ambiental da Bridgestone, juntamente com as novas metas de redução de emissões de CO2, fará com que a tecnologias que envolvem o ciclo de vida dos produtos evoluam, reduzindo de modo significativo os danos ambientais, além de colaborar para que os clientes também reduzam os seus.