Segundo a Euromonitor Internacional, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, incluídos neste mercado, de cosméticos para pele e cabelo a perfumes e produtos para higiene bucal, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Na categoria de fragrâncias, os brasileiros estão em segundo lugar, atrás dos americanos.
É para reunir todos os players e etapas da cadeia produtiva desta indústria que há 25 anos nasceu a FCE Cosmetique – Exposição Internacional de Tecnologia para Indústria Cosmética. A feira de negócios que reúne desde fabricantes de matéria-prima, embalagens, maquinários até acessórios, fragrâncias e serviços. Este ano, o evento acontece entre dos dias 7 e 9 de junho, de volta ao São Paulo Expo.
Leia também: Anhembi recebe feira de orgânicos e produtos naturais
Para facilitar a vida dos visitantes, agora é normal acontecerem eventos paralelos como conferências, feiras de nicho e também congressos. Nesta edição da FCE será realizado o Congresso Brasileiro de Cosmetologia, organizado pela ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) junto com a promotora NürnbergMesse Brasil. O evento é o único do setor no país que reúne os principais fomentadores de pesquisas – os players (indústrias de produto acabado e fornecedores de insumos e serviços) e a academia (instituições e universidades) – para três dias de acompanhamento de 19 palestras e 50 apresentações de trabalhos técnico-científicos e palestras com grandes expoentes da ciência cosmética nacional e internacional.
A sustentabilidade é um tema que, apesar de já ser discutido há anos e praticado por muitas empresas, continua em alta. No Congresso, ele será debatido pela gerente técnica HPC da IMCD Brasil, Vanessa Arruda – que irá palestrar sobre “Sustentabilidade e experiências sensoriais: formulações para envolver seus consumidores” –, e pela Research & Technology Coordinator – Hair Care da Croda, Diana Pereira, que estará no painel “Sustentabilidade e ciência alinhadas nos cuidados dos cabelos”.
A maquiagem como uma aliada no tratamento contra a depressão será um outro tema importante na pauta da feira a ser debatido na palestra “Uso frequente de maquiagem: mais um aliado em favor da saúde mental?” por Marcos Veçoso, doutorando em medicina translacional pela Universidade Federal de São Paulo. Veçoso falará sobre as diferentes possibilidades que a indústria cosmética pode oferecer às mulheres com baixa autoestima e às que buscam envelhecer de forma saudável.