Será com uma conexão forte entre a arte e a criatividade, dois temas naturalmente genuínos para o Velho Mundo, que o Eurobest, principal festival de criatividade da Europa iniciará hoje em Lisboa.
Mas quem pensa que o encontro é uma ocasião apenas para europeu ver, engana-se. Portugal tem uma história de pelo menos 20 anos recebendo criativos brasileiros que aqui se estabeleceram e fundaram agências de criatividade.
Nossos profissionais de criação são também extremamente valorizados neste mercado e quando o assunto é comunicação o Brasil já é conhecido pelos seu brilhantismo na área e não mais apenas pelo carnaval e pelo futebol. Entretanto, nosso histórico de crise econômica também tem o olhar europeu, neste momento em que o continente vê severas dificuldades e Portugal enfrenta cortes e problemas em diversas frente. Como a criatividade enfrenta e cresce nestes momentos?
Para endereçar o assunto, o brasileiro Ricardo Monteiro, que comanda a EuroRSCG no Brasil e na Península Ibérica, debatará com outros três profissionais, grandes investidores em ações de marketing, os impactos deste momento nos orçamentos criativos. Na quarta, Sérgio Valente, Presidente da DDB Brasil e presidente do Eurobest este ano, falará sobre convergência e a era de ideias, um dos momentos mais esperados do encontro.
Amanhã, 29/11, é dia de Google e Coca-Cola, assim como dos painéis das principais agências daquele lado do Atlântico. A entrega dos prêmios acontece na quarta, quando ficarão conhecidos os grandes criativos do ano no continente Europeu. Em algumas horas começaremos a enviar informações em tempo real pelo site e pelas redes sociais do Promoview. Até já!