Experiência de Marca

Redes sociais na mira dos executivos de marketing

Levantamento da Amcham junto a executivos de marketing de empresas associadas indica que 96% já reconhecem as redes sociais como importante canal fomentador de negócios.

A popularização da internet e o crescimento dos usuários de mídias sociais têm atraído a atenção das empresas que operam no Brasil. Levantamento da Amcham junto a executivos de marketing de empresas associadas indica que 96% já reconhecem as redes sociais como importante canal fomentador de negócios e que 65% planejam aumentar as ações e verbas destinadas a essas ferramentas em 2012. Outros 31% dizem que manterão os aportes no nível deste ano.

Apesar da visão positiva em relação às vantagens do uso das redes sociais nos negócios, 47% dos consultados informaram que essa ferramenta ainda responde por menos de 5% do orçamento de marketing. Um grupo de 21% investe até 10% e outros 13% dedicam até 20% da verba. Somente 3% afirmaram que esse tipo de investimento chega a 40% do total gasto em marketing.

Os participantes da pesquisa da Amcham listaram os objetivos principais do trabalho de comunicação via mídias sociais que pretendem desenvolver em 2012. São eles: relacionamento com o cliente (74%); reforço de marca (63%); promoção e divulgação de produtos ou serviços (53%); monitoramento de marca (46%); e e-commerce (18%).

A rede de relacionamento Facebook deve concentrar o maior esforço de marketing das companhias em 2012, com 76% das menções. Twitter (56%), Google+ (32%), Foursquare (10%) e Orkut (8%) também foram lembrados.

Para a sondagem, a Amcham ouviu 72 empresários, gestores e executivos de marketing que participaram do comitê de Marketing da Amcham-São Paulo no dia 29/11. Na amostra consultada, 78% já contam com perfis oficiais corporativos em pelo menos uma rede social e 14% planejam desenvolver num futuro próximo.

Fonte: Amcham.