Seria clichê dizer que as redes sociais invadiram o 58º Festival Internacional da Criatividade, em Cannes, este ano. O fato, porém, é que elas realmente estiveram no centro da discussão que permeou os diferentes debates entre convidados e delegados. Ficou claro que P&A, PR e Direct têm agora mais um poderoso canal de comunicação para divulgar marcas.
Facebook, Twitter e YouTube entraram, de vez, para o Festival, que este ano permitiu que qualquer pessoa – estando ou não em Cannes – pudesse fazer perguntas para os palestrantes usando qualquer uma dessas redes. Este definitivamente é um passo diretamente para o futuro e não há absolutamente nenhuma chance de retroceder. Não à toa, 95% das peças presentes no shortlist de Promo & Activation usaram as redes.
Os mais diferentes nomes que subiram ao palco do auditório Debussy para contar suas experiências fizeram questão de ressaltar a importância dessas novas mídias e todas as suas possibilidades. De Robert Redford a Nick Jonas, passando por Arianna Huffington e Dr. Orin Levine, todos mostraram seu entusiasmo ao falar de tecnologia.
Quem esteve no Palais des Festivals, pôde ver de perto muitas dessas ações em tempo real. O YouTube, por exemplo, recriou a ação promocional daTipp-ex com a participação dos delegados do Festival, e colocou todas elas on-line. O Promoview participou da brincadeira.
A Navteq tinha uma photobooth em que os delegados eram fotografados com a Riviera Francesa de fundo e, em seguida, publicavam a foto no Facebook. No lounge do Google, os visitantes eram convidados a se cadastrar no Heatmaps para concorrer a um Samsung Galaxy com cristais.
E teve mais: a Fiat mostrou o Fiat Mio, o primeiro carro crowdsourced do mundo – ou seja, desenhado a partir das opiniões de consumidores de diferentes países, enviadas com a ajuda das redes sociais; e a Chevrolet lançou uma promoção on-line para film makers que quiserem mostrar seu talento.
Outra grande tendência no mundo promo é o uso de dispositivos móveis. Uma pesquisa da BBDO e Microsoft concluiu, entre outras coisas, que o celular é como um novo amor – aquele que a gente quer ter por perto o tempo todo. Isso indica que, cada vez mais, a comunicação com o consumidor vai passar por ele.
A possibilidade de tomar a decisão de compra imediatamente, enquanto se está sob o efeito do impulso, faz toda a diferença e é uma das principais características do comércio via celular.
E não são apenas as vendas que se beneficiam desse movimento: o Dr. Orin Levine, diretor-executivo do International Vaccine Access Center, da Escola da Saúde Pública da Johns Hopkins University, contou como sua equipe pretende aumentar os níveis de vacinação infantil no Quênia usando mensagens de texto enviadas por celular. Há, no país, um aparelho para cada dois quenianos e a ação móvel pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da criançada por lá.
Entre os premiados, destaque para a campanha da Ferrorama, que levou ouro em Direct com uma ação que começou no Orkut e acabou no mundo real, mais precisamente no norte da Espanha. O prêmio para os participantes – e para todos os outros fãs do brinquedo – foi o seu relançamento no Brasil.
Os dois Leões que o Brasil conquistou em Promo & Activation também usaram tecnologia e redes sociais. O Drunk Valet ficou com a prata e o BandSports Parental Control levou o bronze.
Todos esses cases mostram que o sucesso dessas campanhas está intimamente ligado ao relacionamento entre a marca e o consumidor (e com a ajuda das redes sociais!), como ressaltado por Arianna Huffington.
Agora, temos um ano pela frente para ver tudo isso se materializar cada vez com mais força nas promos das mais diversas marcas. E que venha Cannes 2012 com mais novidades, muita tecnologia, comunicação aprimorada e belos cases. Até lá!