Experiência de Marca

A promo que mudou o comércio dos EUA

O “Sábado dos Pequenos Negócios” (Small Business Saturday) começou em 2010, logo a seguir à Black Friday, o dia de compras e descontos mais icônico das grandes lojas dos Estados Unidos, que acontece um mês antes do Natal.

Poder sintetizar uma ação promocional em uma frase como este título por si só já a torna digna de um prêmio. E, de fato, ela ganhou dois: um Grand Prix em Promo e um Grand Prix em Direct.

O “Sábado dos Pequenos Negócios” (Small Business Saturday) começou em 2010, logo a seguir à Black Friday, o dia de compras e descontos mais icônico das grandes lojas dos Estados Unidos, que acontece um mês antes do Natal.

Se as grandes tinham um dia só seu, por que razão as pequenas também não poderiam ter? Com essa ideia em mente, e em meio a uma crise mundial, que a American Express reuniu donos de pequenos negócios, consumidores e autoridades em torno do movimento que virou dia oficial no calendário do país, aprovado pelo Senado.

A ação promocional começou dando aos donos de negócios um conjunto de ferramentas de suporte à ocasião e vender mais. De um pequeno selo para as lojas, passando por posters, ferramentas de social marketing e um tutorial para fazer vídeos no YouTube, possibilitando que os negócios criassem o seu próprio anúncio.

Também foram instruídos a utilizar um app para criar páginas de Facebook e aprenderam a criar ofertas e promoções no Foursquare. Mais de 500 000 donos de negócios se benficiaram da iniciativa.

Para fechar o ciclo dos públicos necessários para a iniciativa se tornar um grande acontecimento, a American Express foi buscar consumidores convidando-os a se juntar ao movimento, pedindo para que estes procurassem negócios locais para fazer suas  compras. A iniciativa tornou-se um dos Top 10 Trendind Topics do Twitter. Até o Presidente Obama retuitou.

O resultado de vendas foi estrondoso: o aumento nas vendas de alguns pequenos negócios chegou a 166% mais do que no ano anterior.  Foram 2,7 milhões de Likes no Facebook, mais do que o dobro do primeiro ano. Mas o mais importante: 103 milhões de norte americanos compraram de pequenos negócios neste dia, de uma ponta a outra dos EUA. Em apenas ano, o Sábado dos Pequenos Negócios passou de um dia que não existia para uma data fixa no calendário oficial de compras dos EUA.