Experimentar sempre esteve associado à descoberta ao saber, ao intrigante ao crescimento.
Mas, o que são Vivências ou experiências sensoriais?
Como o nome indica são experiências lúdicas que utilizam os sentidos para criar, vivenciar e até recordar momentos.
Mais-que uma relação cognitiva as vivências empresariais além de ação estratégica coletiva, propiciam aos participantes uma relação de parceria e colaboração, uma ação prática que desafia e coloca em evidência capacidades, medos e soluções, resgatando as iniciativas e as capacidades cognitivas.
Nas vivências, vamos descobrir o simbolismo nas experiências, nas histórias, nas novas realidades, na interatividade associada ao imaginário, multiplicando o prazer e o sonho.
Já no marketing sensorial o foco é a criação de estratégias que ampliem a utilização das experiências nas atividades comerciais, despertando os sentidos através de ações.
O resultado dessa provocação dos sentidos é a fidelização, a motivação, através de uma relação cognitiva com o marketing sensorial, ou seja, é a utilização sensorial para provocar emoções.
Cada vez mais utilizadas, as experiências sensoriais hoje fazem parte do processo de criação, na comunicação, no turismo, na forma de experimentar, de sentir, de cheirar, de olhar de memorizar,
Uma experiência que ensina, que no induz a um mundo lúdico, na realidade é uma relação sensorial com uma atividade em outro contexto, em outra dimensão.
Hoje sem dúvida é uma prática utilizada em dezenas de atividades, através da experiência, do conhecimento e do prazer, despertando os sentidos, o desejo de fazer de participar.
Pessoalmente participei numa experiência única num simulador de voo da Varig, vivendo sensações de medo de angústia, mesmo sabendo que era uma realidade virtual.
Duas coisas me marcaram na minha experiência aérea, a importância e a responsabilidade de quem comanda e surpreendentemente, um aumento da minha confiança no transporte aéreo.
A Experiência ajudou-me a entender a relação da máquina com o homem. Além de gratificante, foi uma viagem lúdica, experimentando a realidade através de sensações inimagináveis em todas as atividades, onde a segurança e o controle sempre prevaleceram.
Imagino o retorno positivo para um profissional, para um piloto, a confiança adquirida nesta experiência lúdica de aprendizado.
No comercio, na indústria, e principalmente no turismo, as experiências despertam a motivação os sentidos através de uma realidade virtual, é muito gratificante, conhecer uma gastronomia, um quarto de hotel, um museu, uma paisagem, um salto de paraquedas, um voo de asa delta, uma experiência na formula1, tudo isto propiciado para os clientes anteciparem o prazer de algo que desejamos antes mesmo de viajar, isto sem falar da motivação para comprar e experimentar, nos diversos setores sociais, emocionais e econômicos
Na verdade, temos mais uma vez a importância da tecnologia através da neurociência, a ciência envolvida com o marketing sensorial, fazendo tocando, sentindo cheirando, memorizando, isto porque os sentidos nos trazem memorias, momentos da vida, recordações prazerosas que exercem uma influência positiva na motivação.
Kolb (1984)
O método vivencial de treinamento sugere ainda, atividades em ambientes externos aos ambientes habituais de trabalho e estimulando os participantes a encarar desafios, vencer seus limites e transpor os problemas enfrentados
Mesmo entendendo as diferenças de níveis de satisfação e aprendizado os resultados superam as expectativas, tanto na experimentação quanto na experiência concreta, e na observação reflexiva.
Uma motivação que resgata o envolvimento emocional, na imaginação, nas vivências focadas em estimular os sentidos.
Obrigado
Edmundo Monteiro de Almeida