Experiência de Marca

Especialistas abrem o jogo

Na data em que Promoview inicia sua atualização diária com foco nas diversas regiões brasileiras, titulares dos novos canais explicam como funciona a atividade. Confira o que eles têm a dizer.

A atividade de marketing promocional cresce rapidamente no Brasil. Com uma taxa média entre 13 e 19% ao ano há uma década, este segmento deve terminar 2012 acima de 20% de alta.

Num universo de cerca de seis mil agências com atividades basicamente voltadas para comunicação promo de marcas, o setor movimentou aproximadamente R$ 40 bilhões no País em 2011, conforme dados do Anuário Brasileiro de Marketing Promocional, publicado pelo Promoview.

Atento a este crescimento, que antes era privilégio de São Paulo e agora ocorre em todas as regiões brasileiras, Promoview inicia nesta segunda-feira (03/09) a sua atualização diária com foco nos principais Estados brasileiros.

Com isso surgem: o Canal Bah! Voltado para os gaúchos; o Se queres, queres.., voltado para o mercado catarinense; o Canal Viu! dedicado aos paranaenses; o Canal Uai! para os mineiros; o Canal Fala sério!  que será atualizado para o mercado carioca; o Canal Se Liga! abrangendo a região Centro-Oeste, o Canal Norte, que cobrirá assuntos da região amazônica e Pronto! dedicado exclusivamente à Região Nordeste, apontada como a de maior crescimento potencial nos próximos anos pelo levantamento do Anuário Brasileiro de Marketing Promocional.

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No comando das atualizações, uma equipe formada por jornalistas especializados e profissionais com larga experiência em marketing promocional trarão ao leitor do Promoview uma cobertura ainda mais completa, composta de atualizações e envio de Newsletter específicos além de artigos e reportagens especiais.

Na primeira delas, esta verdadeira seleção de especialistas explica um pouco do funcionamento desta atividade, especialmente para o grande número de estudantes e profissionais de outras áreas que optam cada vez mais pela atuação neste setor especializado da comunicação. Confira o que eles têm a dizer.

“Hoje, o empresário já entende a importância do marketing promocional. Sabe que se quiser vender seu produto, serviço ou mesmo sua própria marca, esse é o caminho mais

Tony Coelho

eficaz e de melhor retorno”, analisa Tony Coelho, já consagrado pelas suas crônicas no Canal Promocitarios e que agora passa a atualizar o Canal Fala Sério!, com notícias do mercado carioca.

“Entre os cuidados que o empreendedor deve ter para não cometer erros na condução do negócio, Coelho afirma que é preciso entender que abrir uma agência de marketing promocional não é como abrir qualquer agência de comunicação. “É preciso profissionalismo, investimento, planejamento, qualificação e cuidados para não ter revezes já no início do negócio. No entanto, mais que em qualquer outro negócio, no nosso não há espaço para erros, como existe em publicidade, por exemplo, quando uma campanha não funciona. Como há um contrato, pode-se acertar na próxima campanha. Em marketing promo não. Se a ação, evento ou promoção não der certo, se os resultados esperados pelo cliente não surgirem na hora, dificilmente você terá uma segunda chance”, alerta o especialista.

Planejamento Estratégico e Transparência

Convenções, campanhas de incentivo de vendas, eventos corporativos são algumas das ações que a Mazah, de Porto Alegre, realiza. Apesar de dizer que não existe uma fórmula para o sucesso neste segmento, o sócio-diretor da agência, Alexandre Godoy, dá algumas dicas. “Procuramos sempre nos comunicar de forma objetiva buscando a excelência, trabalhando em equipe, com motivação e comprometidos, além de manter um  relacionamento com muita transparência e ética junto aos clientes, parceiros e fornecedores, relata Godoy.  “As empresas estão cada vez mais valorizando o marketing promocional, pois ele deixou de ser tático para ser estratégico, constroi verdadeiramente relações de suas marcas com o público”, avalia o titular do Canal Bah! que vai atualizar os profissionais gaúchos sobre o dia a dia do mercado promocional.

 

“O Brasil está em um momento de destaque no ramo, receberemos eventos de grande porte nos próximos anos que vão fazer crescer a demanda pelo marketing promocional, não só no Rio Grande do Sul mas em todas as regiões do País”, conclui Godoy.

Marcela Cunha

Marcela Cunha, presidente da Mix Marketing Promocional, de Brasília, afirma que um planejamento estratégico é de suma importância para quem quer montar uma agência de marketing promocional. “Esse planejamento tem uma importância imensa durante toda a vida da empresa, mas de nada adianta se não mantivermos a qualidade no atendimento. Procuramos sempre dar aos nossos clientes um atendimento personalizado. Vamos a fundo nas necessidades e oferecemos as melhores soluções para que o seu objetivo seja alcançado”, relata a titular do Canal Se Liga!, que vai trazer as notícias diárias do mercado promo no Centro-Oeste. Para Marcela, deve-se sempre acompanhar de perto qualquer que seja o serviço prestado. “Seja ele o fornecimento de uma recepcionista para uma reunião ou a produção de um congresso”, exemplifica.  A executiva, que  comanda ações promocionais em Goiânia, Brasília e Palmas, no Tocantins, diz que é necessário ser transparente na negociação com o cliente. “Não podemos gerar um orçamento que agrade o cliente apenas para fechar o negócio. Temos que considerar todos os custos, inclusive os que podemos chamar de irrisórios. Em muitos casos não é simples lidar com os preços da concorrência. Contudo, o menor valor nem sempre é o melhor. O valor adequado é a melhor saída sempre”, ensina.

Antonia Goularte

Definição da Área de Atuação é Importante
Ter uma área de atuação muito bem definida no começo é uma das dicas dadas por Antonia Goularte, jornalista paranaense especializada, que há quatro anos acompanha o dia a dia das agências promocionais.  “Isso trará credibilidade com o tempo, possibilitando a realização de ações em outras áreas”. De acordo com ela, uma agência de promoção é uma grande gestora de recursos de terceiros. Portanto, ter cuidado com a administração financeira é fundamental para o empreendedor não confundir qual parte é margem de lucro e qual é destinada para pagar fornecedores. “Há que se ter muito cuidado na gestão do caixa e ter um excelente trabalho de pós-venda”, esclarece a titular do Canal Viu!,  que atualizará noticias sobre o mercado paranaense.

Nelson Cadena, o jornalista mais experiente da Região Nordeste, coordenador do Prêmio Colunistas de Publicidade e Promoção  diz que assiste cada vez mais as parcerias das agências promo com agências de publicidade e propaganda. “Há casos de agências promo que atuam com pelo menos cinco agências diferentes de clientes em comum. Duas delas são agências exclusivas de grupos de propaganda tradicional”.

Cadena já viu dezenas de empresas surgirem e também desparecerem do mercado. Por isso ele tem uma visão privilegiada sobre o desenvolvimento dos negócios. “Nos primeiros três anos de negócio, época mais difícil, é possível pagar-se o que se investiu e ter um ganho mínimo. O faturamento vai aumentar gradativamente com o crescimento e o reconhecimento da agência pelos trabalhos que executar”.

Nelson Cadena traz toda sua experiência na cobertura do mercado de comunicação do Nordeste para o leitor do Promoview

” Mas é bom lembrar que as agências agenciam e que, portanto, não podem abrir mão do comissionamento dos serviços com ganhos na ordem de 15%, na esperança de agradar o cliente e ter preferência em novos trabalhos. Isso não existe e quem pratica o contrário, quebra!”, frisa o experiente jornalista do setor que atualizará o Canal Pronto! com notícias da Região Nordeste.

“Como em qualquer negócio, o faturamento crescerá gradativamente com o sucesso da agência, mas não é fazendo cortesia que se cresce no mercado promocional” avalia Cadena.

Além das atualizações regionais, novos canais aprofundando ainda mais o assuntos do mercado brasileiro de marketing promocional serão lançados em setembro.

Destaque para o Promojuris, que traz como titular o Dr. Paulo Focaccia, considerado um dos maiores especialistas em direito voltado para o setor promocional e também digital.

Dr. Paulo Focaccia, um dos maiores especialistas em Direito no mercado promo, comanda o Canal Promojuris

Focaccia comanda atualmente o andamento de importantes ações em defesa do mercado promocional nas diversas esferas da Justiça e vai oferecer aos leitores informações importantes para atuação no mercado, além de notícias com decisões e sentenças promulgadas nas diversas Varas brasileiras.

Com isso, Promoview segue a sua missão de manter informados e atualizados os profissionais que estão escrevendo a história do marketing promocional no Brasil, e continuará desenvolvendo projetos editoriais de interesse deste segmento que vai dar as carta nas ações de comunicação no Brasil até o final desta década.