Empresas que querem ficar no topo e ganhar relevância precisam estar sempre atualizadas com o mercado e com as tendências mundiais, e quando o assunto é marketing isso é uma constância.
Segundo uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Gartner, com CMOs e líderes de marketing de todo o mundo, apesar dos cenários de incertezas geopolíticas e econômicas no globo, o valor gasto no setor subiu de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022 e a expectativa é de crescimento para 2023.
No século XXI, o marketing deixou de focar no produto e passou a adotar estratégias com foco no cliente e na experiência. Agora o desafio é fidelizar o consumidor oferecendo experiências únicas para que ele procure a marca e, mais que isso, seja um defensor dela no ambiente digital.
Para ajudar neste desafio, trouxemos dicas dos especialistas Túlio Mêne e Nilio Portella, fundadores do Grupo Mene & Portella.
1 – People to people
Construa, fortaleça a sua comunidade e estabeleça relacionamento de longo prazo com ela. Invista em microfluenciadores que fortaleçam a marca. De acordo com relatório da Stackla (2022), 79% dos consumidores dizem que os UGC (User Generated Content – em português, conteúdo gerado pelo usuário), impactam positivamente nas decisões de compra dos consumidores.
2 – Estude o mercado e crie tendências
Identifique possibilidades para estar um passo à frente. Assim, estará preparado para atender as demandas dos clientes antes dos concorrentes. Uma boa dica é estudar tecnologias em ascensão, como o setor de energia solar ou de veículos autônomos, por exemplo.
3 – Data driven marketing – gestão baseada em dados
Analise dados do concorrente para que tenha insights embasados em métricas e consiga aplicar na empresa. Atualmente, os dados estão sendo usados em diversas áreas e no marketing ele é primordial para a tomada de decisão.
4 – Comunique com propósito
As marcas devem ter um propósito, trazer valor para o mundo e promover impactos positivos na sociedade. As pessoas estão em busca de criar conexões profundas com as marcas e, para isso, a comunicação precisa ter um propósito claro para que os consumidores sejam naturalmente impactados e, claro, engajados.
5 – Metaverso e os novos negócios
Esse universo está crescendo exponencialmente e surgirão muitas oportunidades para as marcas. Vários artistas criaram seus avatares e já fazem negócios exclusivos nesse universo. Espera-se que o relacionamento entre marcas e consumidor seja mais imersivo e com enorme potencial de criatividade.