Peter Gordon, herdeiro da família Grant, da Willian Grant &Sons, e grande conhecedor de arte, criou um programa pioneiro na destilaria do whisky single malt Glenfiddich.
O Arts in Residence é um programa em que anualmente sete artistas em ascensão são convidados para uma residência de três meses dentro da destilaria de Glenfiddich, ganhadora duas vezes consecutivas do prêmio de destilaria do ano na Escócia.
Durante essa experiência única, artistas de diferentes gêneros e estilos vivenciam e se inspiram pelo dia a dia da destilaria, seus valores, sua incrível história e pela deslumbrante região de Speyside na Escócia para criarem suas obras de arte.
Andy Fairgrieve é o curador do Arts in Residence e acompanha de perto todos os artistas que passam por Glenfiddich. O projeto está em sua 12ª edição e acontece anualmente desde 2002. Desde então, mais de 90 artistas de 18 países participaram do programa.
Arts in Residence é um programa de arte precursor e não define parâmetros sobre o que o artista pode produzir, explorando a liberdade de inspiração de cada um.
Andy Fairgrieve comenta: “Ainda que esteja na 12ª edição, o programa nunca deixa de me surpreender. Cada um enxerga o ambiente sob o qual está imerso de uma maneira diferente e responde com isso em sua obra única.”
A edição desse ano de Arts in Residence traz uma mistura eclética de artistas de diferentes estilos – da pintura à animação – que prometem um conjunto de obras emocionante, vibrante e diversificada.
Os artistas são: Daniel Barrow (Canadá) – Animação; Agi Chen (Taiwan) – Impressão digital; Jonathan Ehrenberg (Estados Unidos) – Filme; Marie Von Heyl (Reino Unido) – Pintura / Mixed Media; Erick Meyenberg (México) – Instalação e Mixed Media; Jungho Oak (Coréia do Sul) – Fotografia e Vídeo e Zhang Yunyao (China) – Pintura, e todos ficam na destilaria até setembro.
As obras de programas anteriores estão expostas na Galeria de Arte da Destilaria, que é visitada durante todo o ano por mais de 70 mil pessoas, e em torno de suas terras. Algumas obras já estão em museus do mundo todo.
No período de experiência na destilaria, os artistas podem circular nas áreas mais secretas, ocultas aos visitantes, e possuem acesso aos arquivos da destilaria para que possam descobrir a política e a rica herança de Glenfiddich e se inspirar ainda mais, e ainda participam de degustações lideradas pelo Malt Master, Brian Kinsman, para compreender como funciona o processo que envolve a produção do mais premiado single malt do mundo.