Por conta da Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (28/11), o Procon do Estado de São Paulo realiza um plantão de atendimento de mais de 24 horas de duração. A ação teve início às 19h de ontem (27/11).
Próximo ao Natal e ao pagamento do 13º salário, a ocasião promete inúmeras promoções, mas os consumidores devem ficar atentos.
Desde agosto, o Procon-SP monitora os preços dos principais varejistas na internet com o intuito de verificar se há aumento abusivo ou propaganda enganosa. As reclamações podem ser feitas pelo telefone 151, atendimento eletrônico do site ou redes sociais.
Foto: Reprodução/Google.
No Facebook e no Twitter, basta utilizar a hashtag #BlackFridaynamiradoProconSP e enviar o print da tela ou o link da página com problema.
“Nosso objetivo é equacionar o problema do consumidor junto à empresa em tempo real. Além disso, recomendamos que as compras sejam feitas rapidamente por causa dos estoques.”, comenta Alexandre Modonezi, diretor executivo da fundação. Caso necessário, serão abertos processos administrativos.
Dicas
De acordo com o Procon, algumas precauções devem ser tomadas antes da Black Friday. Alguns exemplos são verificar os preços, analisar a descrição dos produtos, comparar modelos, imprimir ou salvar documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.
A instituição ainda enfatiza a importância de ler a política de privacidade da loja virtual e que os direitos do consumidor se mantêm mesmo com liquidação ou promoção. Para mais esclarecimentos, a organização disponibilizou um Guia de Comércio Eletrônico em seu portal.
O Procon também listou sites não recomendados. Confira aqui.