Experiência de Marca

Pesquisa mostra as tecnologias mais influentes para 2015

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, para a IEEE, aponta quais tecnologias consideradas mais influentes ou "redundantes" em 2015.

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, para a IEEE, aponta quais tecnologias consideradas mais influentes ou “redundantes” em 2015.

Os objetos tecnológicos mais influentes em 2015 são smartphonetablet, notebook e impressora 3D, enquanto câmeras digitais são cada vez menos desejáveis.

Este foi o resultado da pesquisa encomendada pela IEEE, maior organização técnico-profissional do mundo, conduzida pelo Instituto de Pesquisas Datafolha, que incluiu opinião de 500 internautas, entre 15 a 35 anos de idade, classes A, B e C, de todo País, sobre tecnologias influentes e redundantes para 2015.

smartphones e tabletssmartphone foi citado como mais “influente”, assim como tablet e notebook, enquanto câmeras digitais foram consideradas “redundantes” (ou desnecessárias) por quase metade dos pesquisados. Outros itens considerados “redundantes”: leitores digitais, e-readers e equipamentos “de vestir” (como Google Glass, por exemplo), entre outros.

Cerca de 85% dos entrevistados declararam possuir smartphone;  79% têm notebook e 62%, câmeras digitais.

Participaram da pesquisa internautas que se declararam muito interessados, ou razoavelmente interessados, em produtos de informática e de tecnologia e que responderam três questões sobre itens tecnológicos: quais objetos têm para uso pessoal ou familiar;  quais considera, a partir de uma lista de sugestões,  os que serão influentes, ou comentados e desejados em 2015; e quais os itens desnecessários e que terão perda de interesse em 2015.

A IEEE realizou pesquisa semelhante na Índia, Reino Unido e Estados Unidos, que apresentaram resultados similares à pesquisa brasileira, com smartphone entre os produtos mais desejados e câmeras digitais como o menos desejado (excluindo a Índia, em que impressoras 3D e produtos incorporados ao vestuário apareceram como menos desejados).

O tablet foi o segundo mais desejado em todos essas regiões (57% na Índia, 41% nos EUA, e 37% no Reino Unido).