Teve início no dia 4 de abril, no Distrito Federal a programação especial de encerramento do projeto Curta ao Meio-Dia, promovido pelo Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). A mostra traz curtas-metragens com imagens raras e curiosas de Brasília, desde a construção até o ano de 1970.
A programação vai até o dia 26 de abril, sempre às sextas, sábados e domingos ao meio-dia. A programação completa está disponível no site do centro cultural.
Entre as produções está um cinejornal produzido pelo cineasta francês Jean Manzon, com as primeiras imagens em movimento da Capital em construção. A película mostra o presidente Juscelino Kubitschek em um helicóptero, sobrevoando os acampamentos e as obras do Palácio da Alvorada.
Proibido pela ditadura militar, o curta “Brasília – contradições de uma cidade nova”, produzido por Joaquim Pedro de Andrade em 1967, também será apresentado na mostra. O público também poderá assistir ao documentário “Fala Brasília” (1966), de Nelson Pereira dos Santos, que mostra a primeira geração de jovens habitantes de Brasília e seus diferentes modos de falar.
Raridade
Entre tantas relíquias e clássicos, o festival apresenta uma cópia do filme institucional “Brasília Ano 10”, de 1970, restaurada especialmente para a mostra. O trabalho de Geraldo Sobral Rocha foi produzido para o décimo aniversário da cidade, sob encomenda do governo. O filme será exibido no último fim de semana da mostra (24, 25 e 26 de abril).
Foto: Divulgação.
Então professor de cinema na Universidade de Brasília, Rocha fugiu da linguagem oficial e produziu uma obra de arte, com imagens criativas do Distrito Federal ainda em desenvolvimento. O material traz a narração de uma carta de Pero Vaz de Caminha e o texto do filósofo marxista Henri Lefebvre.
No dia 1º de maio, uma semana após o fim da mostra, o DVD de “Brasília Ano 10” será lançado pelos organizadores da mostra em evento no hall em frente ao cinema do CCBB Brasília. No mesmo dia, o festival também oferece uma palestra sobre restauração de filmes com o pesquisador Francisco Sérgio Moreira, que coordenou o resgate de várias obras-primas nacionais.