Experiência de Marca

Dia das Mães tem queda de ações promo em shoppings

De acordo com estudo realizado, dos 192 shoppings pesquisados, apenas 160 decidiram apostar em ações de marketing promocional para tentar recuperar as vendas nesta data que é a segunda mais importante do varejo.

O número de shopping centers brasileiros que realizam ações promocionais para o Dia das Mães caiu 6%, em relação ao ano passado. A informação é da pesquisa Orange Paper, divulgada pelo GSGroup.

De acordo com o levantamento, dos 192 shoppings pesquisados, apenas 160 decidiram apostar em ações de marketing promocional para tentar recuperar as vendas nesta data que é a segunda mais importante do varejo. Em 2014, 171 centros de compra fizeram algum tipo de ação promocional.

Já o volume de shoppings que realizam ativações conjuntas, de Dia das Mães e Namorados, passa de 9%, em 2014, para 20% neste ano. O número shoppings que fizeram promoções por meio de ações de relacionamento (evento, foto, vídeo, show) reduziu de 20%, em 2014, para 12%, em 2015.

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Tipo de Ação Realizada e Valor dos Prêmios Mudaram

Em 2015, 51% dos shoppings em campanha optaram pelo sorteio e 34% pelo modelo compre-ganhe.

No sistema compre-ganhe neste ano, em 38% das ações os itens mais utilizados são acessórios: 40% são lenços, echarpes e pashiminas. Em 2014, ganharam destaque os cosméticos com 28% seguidos por doces e chocolates, acessórios e vestuários com 23% cada.

Para Fernando Gibotti, diretor das empresas do GSGroup, esse recuo se deve à insegurança dos empreendedores gerada pela instabilidade econômica do País.

Foto: Reprodução/Google.

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“Em períodos de crise, ideias criativas precisam ser colocadas em prática para fazer a diferença no mercado. O cliente, também afetado pela instabilidade, é mais criterioso nas suas compras e busca saídas inteligentes.”, explica o executivo. “O consumidor precisa ser encantado com vivências atípicas e sentir que está fazendo um excelente negócio”, completa.

Sorteio de Carros

Alguns shopping centers ainda adotaram a mecânica promocional do sorteio de carro. Esse continua ainda sendo o prêmio preferido pelos centros de compras nas datas comemorativas em busca de um aumento nas vendas.

acao promo do grand plazaNo entanto, em comparação com outras datas comemorativas, esse ano houve uma diminuição no número de shopping que realizou esse tipo de ação promocional.

Média de Gastos com Presentes

A Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, realizou entre os dias 1º e 5 de maio uma pesquisa sobre o hábito dos consumidores brasileiros para esta data com uma amostra de 800 pessoas Brasil todo pelas ruas e via web.

“Como a data apresenta um forte apelo para o comércio em geral, questionamos a opinião dos entrevistados sob o ponto de vista comemorativo e comercial.”, explica Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

A maioria dos entrevistados considera que o Dia das Mães é uma data comercial, mas que mesmo assim já é uma cultura e que é bom celebrar (49%). 23% consideram uma data importante e 15% aproveitam para matar a saudade e dar uma respirada da correria do dia a dia para encontrar quem é importante.

Apenas 12% consideram o Dia das Mães um feriado puramente comercial, a mesma proporção percebida em relação ao Natal.

Neste Dia das Mães, 86% dos entrevistados pretendem presentear suas mães, 13% suas sogras, 7% suas avós, 6% suas irmãs e 5% suas esposas. “O interessante é que reforçando a visão moderna da mulher independente, 17% das entrevistadas aproveitarão a data para dar um presente a si mesmas, mães autônomas que sustentam suas famílias.” explica Ligia Mello.

Sobre o tipo de presentes mais escolhidos, enquanto 4% não presentearão com nenhuma lembrança na data, 6% darão um almoço especial como presente, e 5% preferem usar suas próprias habilidades para confeccionar o presente ideal.

Os demais consumidores estão buscando presentes em shopping centers (34%) e lojas de rua que já conhecem (21%). Neste processo, a compra com antecedência (33%) supera a de última hora (20%), e 16% já encomendaram o presente antecipado via internet, um acréscimo de 3% em menos de um semestre (13% no Natal de 2014).