Dando continuidade às atividades da exposição “Bracher – Pintura & Permanência”, o público terá a oportunidade de ver ao vivo o artista plástico mineiro Carlos Bracher em ação ao pintar o retrato do cineasta Vladimir Carvalho.
A performance será no dia 4 de julho, às 16h, no ateliê cenográfico instalado no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília.
O evento também será transmitido pela rede social Periscope, para quem não poder ir e não quer perder a chance de ver Bracher pintando. Será a primeira vez que um centro cultural no Brasil utiliza o Periscope para transmissão ao vivo.
Foto: Júnior Aragão.
A rede social foi lançada em março deste ano pelo Twitter. Ela não só transmite vídeos ao vivo mas também permite a visualização posteriormente, pelo período de 24 horas.
“A exposição já retrata muito bem o universo artístico do meu pai, trazendo réplicas do ateliê e da casa onde ele cresceu e se inspirou; tocando as músicas que ele ouve enquanto pinta; mostrando os textos que ele escreve; entre outros elementos. Agora vamos coroar essa imersão com a participação ao vivo do artista em contato direto com o público, que poderá testemunhar o seu processo criativo.”, destaca a filha e idealizadora da exposição, Larissa Bracher.
Vladimir Carvalho foi escolhido pela sua importância na construção do panorama cultural de Brasília, em especial a produção de cinema documental reconhecida em todo o Brasil. Em abril deste ano, o CCBB Brasília realizou a mostra “Vladimir Carvalho DOC 8.0”, em homenagem aos 80 anos do cineasta. Além dos filmes, o evento contou com uma exposição de cartazes das produções mais famosas de Carvalho.
Nos Estados por onde a exposição passou, Bracher pintou ao vivo personalidades locais. Em Belo Horizonte, o músico Lô Borges. Em São Paulo, o maestro Julio Medaglia, e, no Rio de Janeiro, João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari. Os três quadros estão expostos na montagem em Brasília.
“Bracher – Pintura & Permanência” é uma retrospectiva extensa da carreira de Carlos Bracher, a qual reúne mais de obras do pintor. A mostra fica em cartaz no CCBB até 27 de julho.