Já estão definidos os ganhadors de Ouro, Prata e Bronze do AmproGlobes em 2015.
A premiação contabilizou 303 cases inscritos para a etapa Regional da premiação, contra 250 no ano passado. A maioria (185) é do Estado de São Paulo, 68 são do Norte e Nordeste, 44 de outras cidades das regiões Sudeste e Centro-Oeste e sete cases da Região Sul.
No último final de semana um corpo de jurados com representantes de todas as partes do país escolheu os ganhadores de Ouro.
O resultado já existe mas está guardado a sete chaves até a noite da premiação, dia 29 de Julho. Por ora a organização liberou apenas os finalistas.
Na região Sudeste e Centro-Oeste, foram três finalistas: UP line (quatro categorias), Monumenta Comunicação e Estratégias Sociais (duas) e Zerotrês Marketing Promocional (uma categoria). No Nordeste, destacaram-se a Arandas Marketing Boutique (duas categorias ) e Atenas Comunicação Superlativa (uma). Do sul do país foram classificadas três agências.
A análise das campanhas foi feita por um júri composto por 31 profissionais ligados ao mercado, entre anunciantes, profissionais de agências, jornalistas especializados, docentes de cursos comunicação pertencentes a Instituições de Ensino devidamente reconhecidas pelo setor de live marketing.
“O Ampro Globes mostra claramente a evolução positiva do Live Marketing. Impressiona a qualidade e a variedade dos cases premiados”, afirma o VP de Relações Institucionais da Ampro, Alexis Pagliarini, que presidiu o júri em 2015.
Na opinião de Pagliarini, a comunicação e os serviços de marketing, de maneira geral, estão passando por transformações importantes. “Cabe ao segmento de Live Marketing encontrar e explorar as lacunas observadas nesse momento de transição. Há diversos tipos de atividades que não estão muito bem caracterizadas ou bem enquadradas quanto a que ‘caixinha’ pertencem.”.
O executivo ainda completa, “Um exemplo flagrante é o case da Volvo – Life Paint – ganhador de dois GPs no Cannes Lions 2015 (inclusive o de Promo): a solução levada para a Volvo pela sua agência foi o desenvolvimento de uma tinta reflexiva para ciclistas aumentarem sua visibilidade no trânsito e, consequentemente, sua segurança. Que tipo de agência pode ter uma ideia como esta? Isso é Live Marketing? Também! O Ampro Globes deste ano reflete um pouco este entendimento, mas há ainda um grande campo a ser explorado.”.
Além da revelação dos troféus para as melhores campanhas, a festa de premiação do Ampro Globes Awards irá revelar ainda o resultado dos prêmios de Melhor Profissional nas áreas de Criação, Atendimento, Produção e Planejamento; Melhores Fornecedores; Melhor Agência do Ano e Melhor Campanha do Ano.
O Ampro Globes Awards, realizado há 15 anos pela Amprono Brasil, é a versão nacional do The Globes Awards, a maior premiação mundial do live marketing criado pela Marketing Agencies Association Worldwide (MAAW), que anualmente reconhece as melhores campanhas em mais de 25 países. Por aqui, contempla 16 categorias, além das premiações específicas.
A festa de Premiação acontecerá no dia 28 de julho, a partir das 19h30, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, Salão Lilás.
Confira a lista dos finalistas da etapa Nacional do 15º AMPRO Globes Awards, por ordem alfabética:
I MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA
HANDS – Beco das Garrafas Heineken
NewStyle – Linha 180 Avon – Instituto Avon
II MELHOR CAMPANHA DE PATROCÍNIO
Atenas – Arena Eletrônica Trident Music
HANDS – Beco das Garrafas Heineken
Zerotrês – Oi Torcida Brasil
III MELHOR USO DE MARKETING DIRETO
NewStyle – Linha 180 Avon
Rock – Amp
IV MELHOR IDEIA OU CONCEITO INOVADOR
NewStyle – IdentiArte – Tattoos para Diabéticos
NewStyle – Linha 180 Avon
Opus – Semáforo do Idoso
V MELHOR USO DE MÍDIA INTERATIVA
Ampla – Doe Sua Energia 2.0
Netza – Promoção Honda FIT
VI MELHOR ATIVAÇÃO EM LIVE MARKETING
Monumenta – Harley, Cabelo e Bigode
NewStyle – IdentiArte – Tattoos para Diabéticos
NewStyle – Linha 180 Avon
VII MELHOR CAMPANHA BUSINESS TO BUSINESS
HANDS – Pirelli Scorpion Journey
Pepper – Expo Disney 2014
UP line – Boteco GloboNews
VIII MELHOR CAMPANHA DE TRADE MARKETING, CANAL OU VAREJO ESPECÍFICO
Arandas Marketing Boutique- Tododia Sentidos – Natura Cosméticos
Promova – Natal – O Boticário
IX MELHOR EXPERIÊNCIA EM EVENTOS
Smash – Chilli Beans Fashion Cruise
HANDS – Pirelli Scorpion Journey
Help – Lançamento Caminhões Volvo
X MELHOR DIREÇÃO DE ARTE E/OU DESIGN EM CAMPANHAS DE LIVE MARKETING
NewStyle – Linha 180 Avon
Rock – Amp
Rock – Vitrine Coffee Steam Nespresso
XI MELHOR USO DA INTERNET, VIRAL OU REDES SOCIAIS EM UMA CAMPANHA DE LIVE MARKETING
Ampla Comunicação – Teste Auditivo 3D o
NewStyle – Linha 180 Avon
UP line – GloboNews Play
XII MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO
Askme Live Marketing – Fabrica de Prêmios Coca-Cola
Ciagroup – Programa Território Volkswagem
XIII MELHOR CAMPANHA DE BRANDING GERANDO FIDELIDADE À MARCA
Hands – Beco Das Garrafas Heineken
Hands – Pirelli Scorpion Journey
Monumenta Comunicação E Estratégias Sociais – Harley, Cabelo e Bigode
XIV MELHOR CAMPANHA GERANDO INCREMENTO DE VOLUME
Arandas Marketing Boutique – Tododia Sentidos – Natura Cosméticos
Netza Comunicação Integrada – Promoção Honda FIT
UP line – GloboNews Play
XV MELHOR CAMPANHA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ampla Comunicação – Doe Sua Energia 2.0
Mark Up – Giro pela Vida Instituto Avon
NewStyle – Linha 180 Avon
XVI MELHOR CAMPANHA DE BAIXO INVESTIMENTO
Ampla Comunicação – Teste Auditivo 3D o
NewStyle – Figurinhas Desaparecidas – Mães da Sé
UP line – Tweet Machine GloboNews
No ano passado, a Copa, que surgiu criando uma enorme expectativa no mercado, acabou não gerando tantas oportunidades de negócios e isso, aliado à crise política eminente na época, refletiu diretamente na premiação. Felizmente, este ano, as agências superaram esse cenário e as inscrições já se equipararam a 2013, ano em que batemos o recorde de inscrições do Globes. Teremos uma disputa bem robusta em 2015.”, avalia Tony Coelho, diretor regional da Ampro Rio de Janeiro , que participou do júri.