Eventos são encontros de comunidades. Serão híbridos em breve. Este “hibridismo” vai oferecer possibilidade de expansão das audiências e não será um substituto aos eventos presenciais. Será um complemento tecnológico muito útil.
Afinal, somos humanos, e ficar o dia todo olhando uma tela não é o desejo de muitos. Mas hoje estamos “inseguros”. Insegurança sanitária, medo de infecção por um vírus. Medo de morrer. Hoje nosso sentimento é F.O.G.O. FEAR OF GOING OUT (em inglês) ou medo de sair de casa em uma tradução livre.
Quem organiza eventos sabe que este é um péssimo sentimento. Paralisa as ações. Paralisa tudo. Em especial as empresas hoje regidas por compliance, neste caso, não só paralisa hoje, mas também as decisões futuras.
Ninguem-organiza evento corporativo presencial como agenda um zoom. Fato. E se planejamento é uma das regras básicas de quem organiza eventos, imagina….
No mundo B2B as decisões para eventos presenciais estão “travadas” e precisam de muita vacina para se alterarem positivamente. 2º semestre estará melhor? Provável…
Muita coisa no mundo B2B aconteceu virtualmente, e funcionou. Os mercados não param. Ou seja o F.O.G.O. está gerando uma situação de NÃO decisão somente em relação aos eventos presenciais. A distância tudo bem. Afinal a tecnologia está aí para ajudar.
Já no mundo B2C estamos ansiosos. Aguardando que nos liberem para sair… E logo desejaremos acompanhar tudo como sempre fizemos, sentindo F.O.M.O. FEAR OF MISSING OUT (em inglês) ou medo de perder o que está rolando em tradução livre.
Ninguém quer ficar o dia todo conversando com uma tela, não é mesmo? Zoom, Teams, Webex & cia funcionam muito bem, mas nada como uma “aglomeração” com os nossos amigos.
O poder das aglomerações. Musicais, esportivas, culturais. Você escolhe! A importância dos “Rituais” como já disse Yvuval Harari no best-seller “Sapiens”. Leia!
E para deixar claro:
SOMOS GREGÁRIOS, #eventospresenciaisforever, #colaboraçãoéanossapraia.
Afinal o LIVE MARKETING não é para os fracos!