O Festival da Cultura Japonesa do Rio Grande do Sul chega a sua 5ª edição nos dias 20 e 21 de agosto. Com o tema A imigração japonesa no RS, a organização pretende atrair este ano 80 mil pessoas nos dois dias de festival, que acontece das 10h às 17h, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre. Desde 2014, o evento integra o calendário oficial do estado, pela Lei nº 14.457.
O secretário da Cultura interino, André Kryszczun, ressaltou a importância das etnias para a cultura gaúcha. "Nós somos a soma dos hábitos, costumes e comportamento das etnias que povoaram o estado. Tão importante quanto preservar a história de cada uma, é adequar-se aos novos tempos.", disse.
Além da música, dança, gastronomia e moda, o ponto alto deste ano é a parceria com o Anime Buzz, considerado um dos maiores eventos de cultura jovem do Rio Grande do Sul e do Brasil. Entre as atrações, estão concursos de cosplay e animekê, arena de games, card-games, RPG, oficinas/palestras, exposições, feira, gincanas, show de bandas, grupos de j-pop e fã clubes em espaços temáticos.