A FoxPromo acaba de realizar seu primeiro evento cultural, um verdadeiro presente ao povo paranaense. O Matte Cultural veio para ficar e fazer parte do calendário de eventos. Podem anotar em suas agendas – julho/ 2017 vai rolar a 2ª edição. A proposta é fincar a bandeira no cronograma de inverno, promovendo um festival que atraia o turismo nas cidades do Paraná.
O projeto visa resgatar a história do mate em seu celeiro natural, impulsionando o novo ciclo econômico, que já foi o maior responsável pela prosperidade do estado.
5 mil pessoas passaram pelo Memorial de Curitiba durante o final de semana e puderam ver de perto uma proposta diferente, que mistura arte e entretenimento com a cultura local.
O público pôde aprender um pouco sobre o mate tradicional, servido em cuias, mas também viu outros produtos e derivados, entre eles uma linha de cosméticos produzidos com insumos orgânicos rastreados, inovação da empresa Cativa Natureza.
Quem preparou o cardápio foi o Chef Guilherme Guzela. O apresentador do Bom Gourmet – Gazeta do Povo elaborou deliciosos sanduíches com pão de mate, além de brigadeiro e alguns drinks, também com mate. O espaço gastronômico ainda contou com sorvetes de mate, fabricados em São Mateus do Sul pela Hei Delícias.
Enquanto a cerveja especialmente produzida com mate não está pronta, a cervejaria Bier Herr apresentou seus chopes artesanais, nas versões pilsen e weizenbock.
Ponto alto da gastronomia foi o pré-lançamento dos chás da Baldo, empresa que representa a vanguarda do setor ervateiro e patrocinou o evento. Os novos blends podiam ser apreciados quentes ou gelados, agradando a todos os gostos. A FoxPromo trabalhou em conjunto com a Labis Design e a Detalhes Produções, montando um lounge para a empresa receber seus convidados e apresentar seu novo produto com muito estilo
Ah, mas e a parte artística? Uma belíssima exposição de obras foi apresentada no mezanino do Memorial e contou com o acervo do Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen e Solar do Barão, além de algumas peças de colecionadores. A agência NMC também encarou a parceria e levou um pouco da história do Barão do Serro Azul, único paranaense que habita no Panteão dos Heróis em Brasília. A coordenação e curadoria das obras foram realizadas por Ângela Zampier.
Também teve espaço para as crianças se divertirem no Matte Cultural. Uma oficina de pintura e colagem com erva-mate proporcionou diversão e conhecimento, permitindo que os pequenos também se interessem pelo ouro verde.
Além do mate o evento trouxe um coletivo de moda com roupas e acessórios, em parceria com a Casa 102, apresentando algumas marcas locais. Até quem queria fazer a barba se deu bem, a Barbearia 041 marcou presença e agradou os barbudos, remetendo ao tempo dos barões.
A Embrapa esteve presente para dar um ar mais informal às pesquisas e tornar o público mais próximo de temas acadêmicos, levando conhecimento técnico de maneira mais lúdica e prazerosa. Em outubro Curitiba será sede de um importante seminário, promovido pela Embrapa Florestas, Ibramate, Instituto de Florestas do Paraná, Instituto Emater Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná/Curitiba e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O evento vai reunir toda a cadeia produtiva do setor para discutir inovação e diversificação no uso desta planta nativa que hoje é cultivada por mais de 180 mil produtores rurais.
E para deixar o evento mais brilhante uma série de apresentações com bate papo sobre jazz, teatro e bandas locais formaram um verdadeiro festival, trazendo os artistas:
Maurício Cruz, Doxology Big Band, O Causo é o Seguinte, João Triska, Mandala Folk, Matte Na’Marra e Hillbilly Rawhide.
Agora é guardar essas belas lembranças na memória e aguardar a o próximo evento, porque este Matte Cultural já deixou saudades.