Apesar de estarmos cansados de saber que bebida e direção não combinam, muita gente ignora os perigos que essa associação pode trazer à própria vida e a de terceiros. Os números de acidentes no trânsito motivados pela negligência de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas ainda são enormes ao redor do mundo, o que faz com que campanhas de conscientização nunca saiam de moda.
Com o objetivo comum, a criatividade tem que ser a grande aliada nesse tipo de iniciativa para surpreender e impactar o público, principalmente na escolha da mídia a ser utilizada. É o caso da campanha promovida pelo bar russo Álibi em parceria com o Uber. Assinada pela agência Red Pepper, a ação contou com um uso inusitado para o tradicional cartão de visitas: o objeto virou uma espécie de bafômetro.
Equipados com uma tira capaz de medir o nível de álcool na saliva dos clientes, os cartões indicavam através da mudança de cor se a pessoa estava em condições ou não de voltar dirigindo em segurança para casa. Se ficasse amarela, era seguro dirigir. Caso a fita se tingisse de verde, era hora de deixar as chaves de lado e chamar um Uber.