Experiência de Marca

AmBev incentiva futebol brasileiro com premiação

A ação de marketing esportivo irá avaliar as atividades dos clubes em um total de sete quesitos.<br />  

Longe do ideal, apesar dos avanços nos últimos anos, a gestão dos clubes de futebol passará a ter, no próximo ano, uma motivação a mais para se desenvolverem e andar a passos largos rumo à profissionalização.

Adesão ao prêmio de gestão no futebol brasileiro será opcional pelos clubes (Foto: Bruno de Lima).

A iniciativa, denominada “Gestão de Campeão” é liderado pela fabricante de bebidas AmBev por meio do “Movimento por um Futebol Melhor“.

Um dos prêmios será oferecido pela Faculdade Instituto de Administração (FIA), que dará bolsas de estudo para o clube que terminar em primeiro lugar no ranking.

Até o momento, 12 times aderiram: Grêmio, Internacional, São Paulo, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Santos, Botafogo, Bahia, e Vitória. Os organizadores esperam mais adesões até o próximo mês, quando termina o prazo para participar da iniciativa ao longo de 2017.

Os clubes que participarem da “Gestão de Campeão” passarão por avaliações realizadas pela E&Y (ex Ernst&Young) na próxima temporada.

No período, as administrações dos clubes serão avaliadas em sete quesitos principais: Gestão e Planejamento, Administração e Finanças, Comercial e Marketing, Futebol Profissional, Categorias de Base, Sócio-Torcedor e Resultados. Os participantes serão premiados em cada categoria, além do prêmio geral de melhor gestão.

Idealizadora do prêmio, a AmBev avalia esta como a terceira grande iniciativa da companhia voltada à gestão dos clubes de futebol. A primeira delas, lançada em 2010, foi a parceria para melhorar a estrutura dos clubes, como a reforma da sala de troféus do Fluminense e a manutenção do gramado do Engenhão junto ao Botafogo.

Em 2013, a empresa lançou a ação de marketing esportivo “Movimento por um Futebol Melhor” ao lado de outras empresas para reforçar o programa de sócios-torcedores dos clubes.

“Agora estamos entregando conteúdo para quem participar do prêmio, que servirá de ferramenta para ajudar na melhora da gestão no futebol brasileiro.”, comentou Sandro Leite, gerente de Marketing Esportivo da AmBev.