“Diante de uma onda de homofobia que tem gerado até assassinatos na Espanha, a Snickers não consegue pensar em uma ideia melhor do que criar um anúncio que diga que você não é você mesmo se for efeminado?”, tuitou um dos maiores partidos políticos do país, o esquerdista Podemos, fazendo coro às críticas generalizadas contra o novo comercial do chocolate nas redes sociais espanholas.
A reação indignada foi tão forte, incluindo até pedidos de boicote à marca, que fez com que a empresa anunciasse na quinta-feira (5/8) a retirada do filme poucos dias depois do lançamento.
Leia também: Snickers espalha rostos de fãs pelas ruas de São Paulo.
O vídeo, de 20 segundos, é estrelado por um famoso influencer gay espanhol, Aless Gibaja, e mostra uma pessoa que se transforma por estar com fome.
Depois que o garçom anota o pedido de “suco de laranja sexy”, Gibaja prossegue com o estilo que o tornou conhecido nas redes sociais, marcado por gestos exuberantes: “Com vitaminas A, B e C…. Abracinhos, beijinhos e carícias…. “around the world”!
O garçom diz que é melhor que Gibaja coma uma barra de chocolate Snickers. Após uma mordida, ele “volta ao normal”, com sua imagem substituída pela de um homem heterossexual.
“Está melhor?” pergunta o amigo que o acompanha. Melhor”, responde o outro ator, com voz grave.
Empresa pede desculpas
Um porta-voz da Mars Wrigley, dona global da marca Snickers, disse: “Gostaríamos de nos desculpar de todo o coração por qualquer dano causado por um anúncio da Snickers na Espanha. Queremos um mundo onde todos sejam livres para serem eles mesmos e acreditamos que, como empregadores e anunciantes, temos a responsabilidade de contribuir para a criação desse mundo. Vamos aproveitar a oportunidade para ouvir e aprender com esse erro e fazer melhor no futuro. ”
Em comunicado oficial, a Snickers Espanha destacou:
“Levamos direitos de igualdade e de inclusão muito a sério e acreditamos que qualquer pessoa tem o direito de se mostrar como é. Em nenhum momento tivemos a intenção de estigmatizar ou ofender qualquer pessoa ou grupo.”
“Você não é você mesmo quando está com fome”
O slogan “Você não é você mesmo quando está com fome” é utilizado há muitos anos em campanhas do chocolate Snickers, adaptado para várias línguas nos diversos países onde a empresa comercializa o produto.
Só que, desta vez, o tiro saiu pela culatra, principalmente por causa do momento. O anúncio foi ao ar semanas depois da comoção que varreu a Espanha pelo espancamento até a morte do jovem gay Samuel Luiz, de 24 anos. O assassinato aconteceu após de uma série de ataques homofóbicos em todo o país.
O espancamento foi classificado pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, como um “Ato selvagem e impiedoso”. Protestos aconteceram em várias cidades e até agora seis pessoas foram presas, entre elas dois menores.
Influenciador também é obrigado a se desculpar
O influenciador Aless Gibaja respondeu à polêmica, desculpando-se “Um milhão de vezes se alguém se sentiu ofendido.”
“Queridos, estou em choque com tudo o que está acontecendo… Ainda não falei porque não tive forças para fazê-lo depois de ver tantas mensagens contra mim.”, disse Gibaja. “Quero deixar claro que nunca faria mal a ninguém. Minha bandeira sempre foi, é e será respeito, igualdade e tolerância.”
Quem pode achar homofobia uma boa estratégia de negócios?
A ministra da Igualdade, Irene Montero, também opinou. “Eu me pergunto quem acharia uma boa ideia usar a homofobia como estratégia de negócios.” , questionou no Twitter.
Ela disse esperar uma evolução por parte das empresas: “Nossa sociedade é diversa e tolerante. Esperamos que aqueles que têm o poder de decidir o que vemos e ouvimos em anúncios e programas de TV também aprendam a sê-lo.”
Na mesma linha, a Federação de Lésbicas, Gays, Trans e Bissexuais disse em um tuíte ser “Vergonhoso e lamentável que existam empresas que continuam a perpetuar estereótipos e a promover a homofobia.”
Confira abaixo o filme que causou a polêmica:
Caso não consiga visualizar clique aqui.