Experiência de Marca

Nutella celebra Dia Mundial do Pão no digital e PDVs

Marca também envia presentes personalizados para padeiros e panificadoras como agradecimento a cada negócio.


Francês, sírio, italiano, integral, caseiro, de forma. O pão, um dos alimentos mais tradicionais do mundo, tem seu dia comemorado mundialmente em 16 de outubro. 

Para celebrar a data, Nutella resolveu criar a ação #NutellaPão, com ativações em pontos de venda, no ambiente virtual e junto aos seus principais parceiros de food service. 

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“A história da Nutella tem uma conexão muito forte com o pão. Desde quando o creme de avelã com chocolate foi criado pelos nossos fundadores na Itália pós-guerra, a ideia era passá-lo sobre o pão para começar mais um dia de trabalho ou estudos.”, conta Rodrigo Lopes, diretor de marketing de Nutella da Ferrero para América do Sul. 

“Pão e Nutella formam o casal perfeito. É claro que combinações com frutas, tapioca, bolo de cenoura e todas as outras são uma delícia, mas a união com o pão é clássica.”, finaliza.

Foram produzidas 60 mil sacolas de pães personalizadas e 4 mil displays com a campanha, que serão distribuídas nos principais pontos de venda do país.

Ao-público do food service – padeiros, panificadoras e confeitarias – a marca enviará kits especiais de agradecimento pela sólida parceria, com uma espátula personalizada, e, claro, um pote de Nutella.

Nas redes sociais, a marca fará parceria com cinco criadores de conteúdos que mostrarão abordagens diferentes e individualizadas da combinação entre Nutella e a estrela do dia, o pão.

Na plataforma Tastemade – canal de programação original, com séries de comida, viagem e entretenimento – duas receitas inéditas serão compartilhadas com o público: pãozinho de cenoura e pão sanfona de banana, sempre com Nutella. 

Além de receitas deliciosas, a marca também reforça a importância do consumo equilibrado, na porção recomendada. Além das receitas, a ação contará com um quiz sobre o tema.

Por-fim, para o YouTube, a marca produziu um vídeo curto, em formato bumper, especialmente para a comemoração. Nele, um casal experimenta diversos tipos de pães com Nutella durante o café da manhã.

Uma receita única

A relação de Nutella e pão é antiga. Após a Segunda Guerra Mundial, quando o cacau era extremamente escasso, a Ferrero, empresa originária de Piemonte, na Itália, transformou esse problema em uma solução inteligente: criou uma pasta doce feita de avelãs, açúcar e um pouco do cacau.

A primeira versão podia ser cortada com a faca – era mais sólida e foi chamada de ‘Giandujot’ por conta de um personagem de carnaval da época. Posteriormente, ganhou cremosidade e outro nome: SuperCrema.

Com o passar dos anos, a receita foi sendo aperfeiçoada até chegar à perfeição. Em mais de 170 países, Nutella passou a ser Nutella.