Drones, gêmeos digitais e aplicações de realidade virtual não são os tipos de equipamento que você normalmente associaria ao golfe, mas essas são exatamente as ferramentas que estão sendo colocadas à prova agora mesmo no tour europeu do esporte.
No recente Aberto da Espanha em Madri, Michael Cole, diretor de Tecnologia do European Tour e Ryder Cup, e sua equipe trabalharam ao lado da gigante das telecomunicações Telefônica para testar como os drones poderiam ser usados para fornecer melhores filmagens e aprimorar a qualidade da transmissão de TV.
Eles testaram um drone amarrado e um drone de roaming, ambos conectados por 5G.
“Incorporar isso em nossos processos de backend era parte do cenário de uso que estávamos testando.”, diz Cole. “Queríamos ver como poderíamos introduzir a capacidade de ponta a ponta dos drones em nossos processos de trabalho e em nosso fluxo de trabalho para técnicas de produção.”, completa.
A-equipe de Cole foi pioneira em outro cenário de uso emergente no Campeonato BMW PGA em Wentworth, Inglaterra, no início deste ano. Usando uma combinação de técnicas virtuais e aumentadas, a equipe construiu o que ele chama de um gêmeo digital em uma plataforma de tecnologia de jogos.
Eles criaram uma representação completa do jogo a partir de outros buracos no placar do 18º green. Esta animação digital mostrava tacadas, posições de bola e comparações jogador a jogador.
Cole diz que esta animação permite que os espectadores vejam o que está acontecendo ao redor do campo e ele está interessado em explorar como ela pode ser expandida trabalhando com outras empresas de tecnologia.
“Esta foi uma prova de conceito, por isso trabalhamos com nossos desenvolvedores. Mas obviamente queremos trabalhar com outros parceiros de tecnologia para desenvolver esse conceito no futuro.”, diz ele.
Na verdade, as inovações do European Tour não se limitam a drones e à realidade virtual. Cole diz que sua organização está trabalhando com parceiros em diversas áreas digitais pioneiras, incluindo grandes dados e mobilidade.
Ao imaginar um laboratório de inovação é improvável que se pense nos buracos green de ritmo lento do golfe, mas é exatamente aí que um número crescente de empresas de TI vai testar suas novas tecnologias.
Cole acredita que estas provas inovadoras de conceitos estão criando grandes benefícios para os jogadores e torcedores do esporte, mas também fornecem uma vitrine para a aplicação potencial da tecnologia digital em outros setores.