Com as mudanças no mercado e o crescimento digital, muitas empresas e negócios de pequeno e médio porte tiveram que se reinventar, ao prestarem uma atenção maior ao marketing e ao universo digital para continuarem saudáveis.
Isso aumentou o interesse da Choice por este segmento de empresas que movimentam a economia do Brasil com o objetivo de democratizar promoções legalizadas. Assim, a agência procurou o Portal da Promo, dividiu com eles suas ideias e pediu que fizessem um estudo sobre o assunto.
Compartilhe esta noticia pelo whatsapp
A pesquisa “De todos os tamanhos, promoção é para todos” reuniu 2.079 respondentes que foram expostos a imagens de promoções verdadeiras, algumas nacionais e outras regionais, divulgadas no Portal em 2021, e que passaram a responder o questionário.
Veja os destaques na galeria abaixo:
Entre diversos fatos interessantes, o estudo mostrou que não são só as grandes marcas que atraem as pessoas para as promoções. Celebridades e influências regionais, por exemplo, são algo que costuma trazer um destaque às promoções e que faz os consumidores lembrarem da marca e da própria ativação. “A gente percebe que há uma regionalização nas promoções e isso gera performance e engajamento.”, destaca William Bastos, Head e Co Founder da Choice.
Outro fator importante, segundo William, é o conhecimento de marca, pois as empresas que lançam promoções precisam ser conhecidas regionalmente ou a nível nacional para que a promoção tenha sucesso e chame a atenção do público.
Além disso, Wiliam percebeu, com base nos dados da pesquisa, que a promoção precisa ser algo fácil de participar. “Se gera algum tipo de complicação, que a pessoa chega em um cadastro que tem diversas informações, com muitas informações a serem preenchidas, a pessoa abandona aquele cadastro no meio e acaba não participando da promoção”, completa ele.
Para o Head da Choice, a shopper, muitas vezes, não tem um engajamento tão íntimo com o canal digital. Por isso, o merchandising no ponto de venda ainda é um canal importantíssimo para a divulgação da promoção.
“É óbvio que, atualmente, a presença digital de uma promoção é fundamental, então o investimento em tráfego pago é fundamental para que as empresas, principalmente as menores, consigam engajamento nas promoções. Além da estratégia comercial e de tudo o que é pensado no planejamento, as marcas precisam pensar na forma de divulgação necessária para terem sucesso em suas promoções”, ressalta Wililam.
De acordo com a pesquisa, a missão da agência foi criar uma ferramenta com o intuito de democratizar a promoção legalizada (regulamentada) e permitir que empresas menores fizessem promoções sem pagar um valor que costumava ser distante da realidade delas.
A Promo é uma ferramenta que envolve toda cadeia de promoção, assessoria jurídica, tecnologia, hotsite com geração de números da sorte, auditoria e inteligência de um time que é expert e que conhece o que funciona melhor como mecânica, layout, e o que faz determinada promoção despertar a curiosidade dos consumidores.
“Também estamos atentos às promoções feitas nas redes sociais, muitas vezes de maneira ilegal. Queremos conversar com influencers, criadores de conteúdo, donos de canais no Youtube, produtores de podcasts, pois eles também podem fazer promoção com sorteios por meio da ferramenta sem correr riscos e a necessidade de pagarem multas altíssimas.”, conclui William.