A 9ª edição do Rio Music Market, conferência anual sobre a indústria da música, terá início nesta segunda-feira, 6 de dezembro, de forma híbrida, com transmissão pela internet e apresentações no palco do Teatro Claro Rio, no Rio de Janeiro.
O evento, promovido pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), traça um panorama amplo do que há de mais novo no mercado em palestras, discussões, painéis e speed meetings. A programação inclui temas em evidência como tecnologia e direitos autorais. ]
Um dos painéis mais aguardados é justamente o que apresentará os resultados da pesquisa sobre o mercado da música gravada, apresentada por Carlos Mills, presidente da ABMI e Léo Morel, da Tratore.
O crescimento do streaming ressalta a importância dos metadados na busca dos artistas e selos por visibilidade na internet e retorno financeiro. Os metadados serão o tema específico de um painel no Rio Music Market: “Metadados e o Fluxo Financeiro na Música”.
Participam Peter Strauss, Gerente de Relações Internacionais, Distribuição & Licenciamento da UBC; Charlie Philips, CEO da PTR Strategic; Fernando Marcos, CEO da BackOffice; e Bruno Guez, CEO e Fundador da Revelator Ltd.
Outro tema em destaque na conferência é o dos direitos autorais. O painel “Licenciamento dos Direitos Autorais no Contexto Europeu” será apresentado pelo advogado português David Serras Pereira, gerente internacional de licenciamento da Unison Rights; já a mesa “Direitos Autorais – Depois do falecimento do artista, como ficam?” terá como speaker a advogada brasileira Daniela Colla, especializada em Propriedade Intelectual e Direito Eletrônico do escritório Di Blasi, Parente & Advogados Associados.
A programação completa pode ser conferida neste link.