A fabricante de equipamentos de ginástica Mude, que já conta com 120 estações na orla carioca e na Lagoa Rodrigo de Freitas, está investindo R$ 7,2 milhões para chegar ao fim do ano com 300 “mobiliários urbanos desportivos” pela cidade, atingindo agora Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes.
Cada estação, de uso gratuito, se paga pela publicidade que exibe, explica Marcus Moraes, sócio fundador da empresa. E a expectativa do empresário é que as 180 novas estações gerem um aumento de 25 a 30% no faturamento da Mude.
As últimas novidades do mercado de brand experience estão aqui.
Moraes, que começou fornecendo apenas equipamentos de ginástica para academias, percebeu o potencial da mídia OOH há cerca de 10 anos, conseguindo a autorização de algumas prefeituras, como a do Rio de Janeiro, para suas instalações, que inclusive são patenteadas. Hoje, ele está presente em oito Capitais, com 550 aparelhos.
Este-ano, também, a Mude vai começar a migrar parte dos seus painéis, que atualmente veiculam apenas mídia estática, para o sistema digital.
O objetivo é exibir não só comerciais de anunciantes como vídeos de treinamento esportivo, integrando com a plataforma Mude dos aplicativos para smartphone, onde os usuários podem baixar aulas sobre como se exercitar nos aparelhos.
Os pacotes de publicidade vendidos pela Mude acabam sendo comercializados para exibição tanto nos painéis ao ar livre como bonificados para aparecer no app do celular.
Até para apoiar o crescimento na área comercial, em maio último a Mude contratou Marcos Vieira (ex Grow), de São Paulo, como diretor de Patrocínios. Ele é que está fazendo os contatos com agências e anunciantes.
Marcus Morais acredita que o mercado só tem a crescer. “Em um período em que as pessoas estão com receio de ambientes fechados coletivos e com um alto nível de desemprego na economia brasileira, as aulas ao ar livre gratuitas serão uma tendência. E os anunciantes que perceberem a oportunidade vão sair na frente.”, ele garante.