Tech

Visa e Zig apresentam solução para agilizar consumo em grandes eventos

Desenvolvida como parte do programa Visa for Start Ups, tecnologia permitirá compras de alimentos e bebidas diretamente nos estandes por meio do pagamento por aproximação, sem intermédio com fichas ou cartões de recarga.


A Visa, líder mundial em meios de pagamentos, e a Zig, startup de tecnologia e gestão de consumo para o entretenimento ao vivo, anunciam uma tecnologia inovadora para transações em eventos de todos os portes, com a liberdade de comprar diretamente nos balcões de alimentação e bebidas, sem ter que passar por um intermediário (caixas), eliminando uma fricção no consumo em eventos. 

A nova solução funciona como uma credencial física – seja um cartão, pulseira ou seu próprio celular, entre outros formatos – e permite uma experiência mais ágil, segura e estável para frequentadores de grandes festas ou shows, que muitas vezes enfrentam dificuldades para realizar transações em um ambiente com alta demanda de venda e conectividade limitada e por muitas vezes instável.

Desenvolvida com a tecnologia de pagamento por aproximação e aliada à experiência e atuação da Zig em grandes eventos, esta credencial busca eliminar a necessidade das já famosas “filas do caixa”, no qual antes de adquirir um produto no evento, o consumidor precisa comprar créditos em outro terminal de pagamento para carregar sua credencial pré-paga. 

“Estamos com uma expectativa alta nessa solução conjunta com a Zig, que pode revolucionar a forma como as pessoas interagem com os meios de pagamento em grandes eventos” revela Julio Ramos, diretor de Soluções da Visa do Brasil.

O projeto funciona por meio de um modelo de sucesso da Visa que aproveita os resultados bem-sucedidos em aplicações de pagamento por aproximação em terminais de grande fluxo de pessoas, como catracas de transporte público, pedágios e estacionamentos.

“Nesse semestre a Visa atingiu a marca de mais de 50% das transações totais presenciais da companhia no modelo por aproximação no Brasil. Isso é uma tendência que mostra o poder facilitador que ela oferece aos consumidores, que aderiram fortemente a essa opção de pagamento. E transportar isso para os grandes eventos vai tornar a experiência do público muito melhor, já que poderão ganhar mais tempo curtindo seus artistas ou estilo de música preferidos, ao invés de dedicar tempo nas filas dos caixas. E pretende melhorar a atuação dos organizadores, que poderão dedicar maior investimento às áreas de alimentação ou em outras ações, pois poderão ter menor demanda direta nos caixas”, concluiu o diretor.

“O futuro dos eventos ao vivo está prestes a mudar, e isso é apenas o começo. Cada vez mais estamos reduzindo a fricção e tornando a experiência de compra mais fluida e rápida. A parceria com a Visa é um passo significativo nessa missão”, completa Carlos Lino, sócio fundador e head de inovação da Zig.

A solução ainda está em fase de desenvolvimento, e a expectativa é que seja testada até o final do ano em eventos de menor porte, com planos de expansão no futuro.

Visa for Startups

A Zig é uma das iniciativas beneficiadas pelo programa Visa for Startups, projeto que acontece desde 2022 e que é uma evolução do programa de aceleração da companhia, que existe desde 2017, com participação de 46 negócios inovadores.

Com o objetivo de ampliar a atuação com as startups e gerar ainda mais negócios para os ecossistemas de inovação, pagamentos e comércio no país, a empresa atua de forma a conectar, startups com a indústria de tecnologia de pagamentos, buscando a geração de negócios e o fomento à inovação nesse mercado.

Hoje o programa seleciona ativamente negócios que alinhados com a estratégia de negócio da Visa e que atenda às necessidades identificadas pela empresa, clientes como emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais, e entra como parceiro no desenvolvimento de uma nova solução, assim como aconteceu com a Zig nesse projeto para o mercado de entretenimento e eventos.

Foto: Depositphotos