O novo episódio do podcast “Na Escuta”, patrocinado pela MAXI, traz os irmãos Felipe Malta, CEO da F/Malta, e Rodrigo Lefèvre, Diretor Comercial da agência. Com uma trajetória familiar no mercado de eventos desde a infância — o pai dos dois tem uma produtora de vídeo —, a dupla fala sobre a evolução da F/Malta de uma produtora de eventos para uma agência especializada em brand experience.
Durante a conversa, guiada pela COO do Promoview, Cindy Feijó, eles destacam a transição estratégica da empresa. Apesar do receio de se tornar concorrente dos próprios clientes, na época de produtora, Felipe sabia que sua vocação era na estratégia. Recentemente, a agência lançou o novo posicionamento de marca, com o slogan “Just Feel”. A dupla fala sobre a evolução deste posicionamento, que foi impulsionado pelos próprios clientes.
Sobre a realidade das concorrências, os executivos falam que essa prática do mercado atrapalha no processo de pensar em uma estratégia a longo prazo. “Tinham grandes experiências que a gente trabalhava com concorrência e eu questionava o porquê. Nós ganhamos várias seguidas, mas continuamos participando dos processos. E eventualmente aconteceu. Para alguns clientes nossos, nós fomos a primeira agência a ter um contrato fixo”, diz Felipe Malta.
“A relação entre clientes e agências está mudando. Por um lado, as agências começaram a defender seus negócios e, do outro, as marcas entenderam que pagamentos a longo prazo atrapalham o processo”, complementa Rodrigo Lefèvre, Diretor Comercial da F/Malta.
Futuro do mercado de live marketing
Ainda sobre as mudanças que se observam no mercado, os irmãos destacam que a parceria entre marcas e agências deve agregar valor aos projetos. “O cliente pode auxiliar no processo de mensuração fornecendo dados. E nós, enquanto agência, queremos pensar em como dar sequência a esses dados também de forma progressiva, não isolada”, diz o CEO.
Além disso, os executivos compartilham suas perspectivas sobre o futuro do mercado, destacando a crescente valorização da comunicação interpessoal. “Acho que a tecnologia não será mais tão importante na entrega final”, diz Felipe. “Ela será muito importante no processo de entender o público, os dados, construir a experiência… Mas no dia do evento, por exemplo, o que contará é o elemento humano”.
O CEO da F/Malta complementa dizendo que hologramas são legais, mas ter o convidado ou a pessoa em questão fisicamente lá vale muito mais. Prospectando possíveis caminhos para o mercado, ele diz que as novas gerações buscam a verdade e marcas que entreguem isso.
“Por isso, o olhar criativo e inquieto, pensar fora da caixa, é essencial. Aqui na agência usamos a técnica ‘Let’s Play’, como se fosse brincadeira de criança. A ideia é se perguntar ‘como fazer algo diferente?’, partindo do pressuposto de que tudo é possível”, conclui.
Sobre os entrevistados
Felipe Malta, CEO da agência F/Malta, atua há 26 anos no mercado de eventos, sempre empreendendo em suas empresas e fazendo uma gestão de equipe pautada na transparência e criatividade. O respeito à equipe e aos clientes fazem a F/Malta crescer organicamente ano após ano, e cada vez conquistar projetos maiores. Com o lema “E se…”, Felipe sempre se indaga se existem novos caminhos para resolver os desafios dos jobs.
Rodrigo Lefèvre tem mais de 20 anos de experiência no mercado de eventos passando por áreas como produção e atendimento. É formado em propaganda e marketing, com pós graduações em administração de empresas e negociação. Seu foco no cliente e visão estratégica o levaram para a área comercial onde se encontrou profissionalmente. Atualmente, comanda o time comercial e de novos negócios da F/Malta cuidando da prospecção e relacionamento com clientes, garantindo a satisfação e melhor sinergia entre cliente e agência.