Nos Estados Unidos, a Apple decidiu instalar um ponto de demonstração de smartphones no coração da Estação Central, local por onde passam 125 mil pessoas por dia. Ele fica em uma das plataformas, completamente aberto, sem vitrines, paredes ou qualquer característica que remeta ao padrão convencional de um ambiente de vendas.
Essa localização estratégica facilita o acesso dos usuários do trem, que podem explorar os produtos nos intervalos entre embarques. Além disso, o novo ambiente da Apple está posicionado em um tipo de mezanino, onde oferece acesso gratuito à internet Wi-Fi.
“Os consumidores estão acostumados a comprar pela internet e muitas vezes não conhecem e sentem o produto antes da compra. A nova proposta da marca é convidar os consumidores a experimentarem os produtos, a conhecê-los de perto, tocá-los, sentir sua qualidade. Ali não há opção de compra, e para realizá-la é necessário acessar os canais de vendas virtuais”, compartilha Miriã Plens, CMO do Grupo IRRAH, que recentemente visitou a loja da Apple na Estação Central de Nova Iorque.
Segundo João Ricardo, CEO da All Hands Educação, parceira do grupo IRRAH, manter uma loja aberta no coração de Nova Iorque destaca um dos valores fundamentais da Apple. “Acessibilidade. Enquanto alguns concorrentes aguardam a chegada dos consumidores, a marca opta por ir ao encontro de seus clientes, posicionando-se onde eles estão de forma mais conveniente. “Estar mais próximo do público é uma abordagem inclusiva: a loja recebe visitantes de todas as categorias sociais, sem distinção de acesso”, acrescenta.