Na última segunda-feira (20), embarquei com Natura em uma press trip. Uma viagem a São Paulo pode parecer desinteressante, mas não aquela viagem. E, para aquele pequeno grupo de seis jornalistas (três homens e três mulheres) de diferentes estados do país, ir a São Paulo era uma oportunidade.
Antes desta experiência, eu associava a Natura ao autocuidado, a sustentabilidade e a economia circular. Após a press trip, eu associo a marca a exatamente às mesmas coisas, mas em um nível mais profundo. Isso tem um nome: consistência. Com valores e diretrizes muito bem definidos, a Natura demonstra, seja na press trip ou em suas ações, uma estratégia de Marketing e RP coerente.
Desde que pedi meu Uber aqui em Curitiba — com o voucher fornecido pela marca — não me preocupei com nada até estar de volta. A organização ofereceu conforto e segurança, sem grandes correrias ou imprevistos. E, a cada check no roteiro, eu entendia melhor os pilares da Natura.
Ser recebida no Hotel Radisson Pinheiros, por exemplo, com itens para um banho relaxante e uma sobremesa de cocada, passa a sensação de autocuidado. A própria escolha de um hotel que possui um menu que valoriza alimentação saudável e ingredientes locais faz todo sentido.
Na Natura Cajamar, que abriga três fábricas e escritórios da empresa, tudo manifesta os valores da marca. Desde os copos de papelão, por exemplo, até as lixeiras de reciclados separadas por cor em todos os andares. No restaurante dos colaboradores, há um dia sem carnes no menu, uma forma de reduzir o impacto ambiental da empresa. Há também uma creche que atende a todas as crianças de 0 a 3 anos dos colaboradores e colaboradoras que trabalham de forma presencial, sem custo adicional. Podem não parecer medidas extraordinárias, mas não são poucas as empresas que falham nesses detalhes.
Até o ambiente da sede em Cajamar — que fica em meio à mata preservada — reforça o compromisso da Natura com o país. Seja no uso de matéria-prima da floresta brasileira, na valorização de aromas brasileiros ou ainda no apoio às comunidades locais.
Após a visita guiada, nós almoçamos no Capim Santo, que eu também considero uma decisão certeira do roteiro, pois o restaurante valoriza a culinária brasileira. Em seguida, no retorno ao hotel, fomos recebidos para uma tarde de cuidado promovida pela Natura. Profissionais da Singu, startup de serviços de beleza comprada pela Natura, ofereceram massagens, cabelo e maquiagem com produtos da marca.
Por fim, o evento chave da viagem — show da Luedji Luna com anúncio da parceria entre Natura e Rock in Rio — ecoou os valores da marca. Primeiramente, porque a própria Casa Natura Musical sediou o evento. E, em segundo lugar, porque a parceria com o Rock in Rio é muito coerente. A escolha de ser co-patrocinadora do Palco Sunset, que valoriza artistas brasileiros, e de se unir a um festival que preza pela sustentabilidade faz sentido para a plataforma da marca.
Até porque a empresa possui o projeto Natura Musical, que apoia a carreira de artistas independentes de todo o país. Luedji Luna, que estará no Palco Sunset no Rock in Rio, é uma dessas artistas e entregou um show impecável. Claro que, ao fim do show, assim como ao fim da visita guiada à fábrica, todos ganharam brindes. Os brindes do evento eram justamente os produtos lançados em parceria com o Rock in Rio.
Como jornalista e entusiasta do Marketing, acompanhei a viagem com esse olhar de “qual era o objetivo disso?” e “por que fizeram dessa forma?”. Encerrei a experiência com a sensação boa de que todo o grupo conseguiu aprender algo novo, se divertir e relaxar. Mais do que isso, conseguimos nos conhecer e conhecer mais de Natura. Afinal, esse é o objetivo de uma press trip, criar laços.