O Brasil já estava acumulando vitórias antes mesmo das Olimpíadas de Paris 2024 começarem. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) bateu recorde de marcas patrocinadoras, contabilizando 20 parcerias. Em números, foram R$ 105,5 milhões, aumento de 54% em relação aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Quando falamos de parceiros globais negociados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), os contratos devem render um total de R$ 2,4 bilhões. Somado a outras três cotas de patrocínios, os valores podem chegar a uma meta de arrecadação de R$ 6,45 bilhões.
Regras do jogo “limpo”
Mesmo com a soma de 34 patrocinadores, contando com os 14 do COI, é importante lembrar que os Jogos Olímpicos seguem uma regra diferente dos outros eventos esportivos. A competição possui a política do “jogo limpo”, não permitindo nenhuma publicidade de marca dentro de locais considerados parte do centro olímpico.
Segundo a carta do COI, “Salvo autorização concedida a título excepcional pela Comissão Executiva do COI, não se admite nenhuma forma de anúncio publicitário ou outra publicidade dentro e fora dos estádios, recintos e locais de competição considerados partes das sedes olímpicas”. Por isso, não encontramos logos estampados no chão das quadras, banners ou qualquer outro tipo de ativação.
Ainda de acordo com o material, jogo “limpo” é exatamente o que diferencia os Jogos Olímpicos de outras competições, trazendo o foco apenas para o esporte. Dessa forma, as patrocinadoras precisam encontrar outras maneiras de estar em evidência e impactar o público durante o evento. Ou seja, patrocinar os Jogos Olímpicos é atrativo, mas demanda diferentes estratégias de marketing.
Olimpíadas dentro das telas
Além do maior aumento de domínio dos streamings nas transmissões, como a chegada da Cazé TV, também estamos vivendo um momento de alta na mídia esportiva. Chamada pelos profissionais da área de “perfect storm”, o período se qualifica por outras competições que acontecem neste mesmo momento, como Eurocopa e Copa América.
Conforme a pesquisa “Marketing das Olímpiadas mais midiáticas da história” da Macfor, todos esses fatores que elevaram as audiências atraíram um número maior de investimentos nos patrocínios de mídias para os Jogos Olímpicos.
As marcas estão em diferentes segmentos, como saúde, beleza, alimentos e bebidas. Assim, ações variam, podendo ir desde o patrocínio de canais de streaming no YouTube, mídias de TV tradicionais, eventos e ativações.
Olimpíadas fora das telas
Assim, para aproveitar o evento, algumas marcas patrocinadoras das Olimpíadas 2024 estão proporcionando ambientes de experiências para os competidores e levando os jogos para além de Paris. Então, durante os primeiros dias de competições, já tivemos o início de ativações que buscavam incentivar o público a torcer pelos atletas ou a praticarem exercícios. Confira algumas abaixo:
Corona Cero
A marca está em diversas ativações ao redor do mundo. A “Golden Venues” traz os mesmos assentos dos locais dos Jogos Olímpicos em Paris para pontos turísticos como a praia do Arpoador no Rio de Janeiro.
Ao mesmo tempo, como parte da campanha “Para Todos os Momentos de Ouro”, a cervejaria levou cadeiras de praias e telões com transmissão ao vivo das disputas para as cidades de São Paulo, Florianópolis, Salvador e Belo Horizonte. No Rio de Janeiro a ativação no parque das Figueiras leva o nome de “Corona Olympic Sunset”, sendo dividida em três complexos, com áreas esportivas, shows e food trucks.
Samsung
A patrocinadora internacional aproveitou os olhos voltados para Paris e construiu lojas pop-up com experiências imersivas na cidade sede. No espaço, o público pode conhecer mais sobre como a marca tem apoiado os Jogos Olímpicos e a jornada para se tornar Parceira Olímpica e Paralímpica Mundial.
A ação também faz parte da campanha de divulgação dos novos aparelhos com tecnologia Samsung Galaxy AI, que foram anunciados no Museu do Louvre semanas antes da abertura dos Jogos Olímpicos.
Visa
A Visa misturou esportes com cultura ao convidar seis artistas globais para criar obras de arte e exibi-las em painéis por Paris e outras cidades-sede. Além de celebrar os jogos, as artes também apoiam e divulgam o comércio local.
No Brasil as ativações também seguiram esse estilo, com murais temáticos que trazem elementos 100% brasileiros, como filtro de barro e churrasco. Ao mesmo tempo, a capital ainda terá um inflável gigante de um cachorro caramelo.
As cidades de Baía Formosa (RN), terra do surfista Ítalo Ferreira; e Imperatriz (MA), cidade da skatista Rayssa Leal, ganharão painéis inspirados na trajetória de seus cidadãos mais ilustres.
Danone
Produtos da marca Danone estão sendo distribuídos durante as refeições servidas aos presentes nos Jogos de Paris 2024, incluindo atletas e torcedores. Ademais, um quiosque pop-up em formato de pote de iogurte também faz parte da presença da companhia no evento
União de marcas: Fan Fest e Casa Brasil
Fan Fest
O Comitê Olímpico do Brasil transformou o Parque Villa-Lobos em um espaço para torcer pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Parque Time Brasil é o primeiro Fan Fest fora da Vila Olímpica e reúne atrações de cultura, culinária e esportes. Da mesma forma, o local também é palco para diversas experiências de marcas patrocinadoras.
As ações incluem:
- Piscina de Ondas aquecida da Vivo;
- Esculturas das Medalhas da Gentileza e clínica esportiva da Docile;
- Clínica esportiva da Powerade;
- Stand com atividades da SmartFit;
- Arquibancada Semi-Arena Da Loterias Caixa.
Da mesma forma, a Powerade também levou o espaço para a Vila Olímpica, com um ambiente de recuperação física e mental dos atletas.
Casa Brasil
Um dos principais pontos de encontro entre os torcedores e atletas do Brasil na França é a Casa Brasil. Localizada na Parc La Vilette, zona norte da capital dos jogos, o espaço é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Embratur e do Sebrae.
O local tem ações voltadas para as celebrações de medalhas, cultura brasileira do esporte e gastronomia. Então, algumas marcas já anunciaram ativações no local, como a Havaianas e o Tinder.
A Havaianas, além de ter estado nos pés dos atletas brasileiros na cerimônia de abertura, está com uma ativação de parede de chinelos dentro da Casa. Lá, os visitantes podem comprar os modelos usados pelos atletas e ganhar brindes, como pins e cordões.
A marca também está com uma loja pop-up na Champs Elysées. Entre as atividades, estão ateliês de confecção de tornozeleiras, bares de smoothies, sorvetes, distribuição de bolsas esportivas e camisetas do Brasil.
O Tinder também fechou uma parceria recente com o COB. O patrocínio vai se concentrar em ativações de marca e festas patrocinadas pelo Tinder na Casa Brasil, realizadas em 03 e 10 de agosto.
Muitas das ações continuam até o fim das Olimpíadas de 2024, mas podem sofrer alterações de acordo com os resultados dos jogos.