Há um novo evento no radar do mercado de live marketing. A 1ª edição do Experience Expo começou nesta quinta-feira (1/8), no Distrito Anhembi, em São Paulo. Uma iniciativa da UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios que mobilizou vários players do mercado, sobretudo de fornecedores, para expor serviços e inovações.
É um evento duplo, composto de espaço de Feira de Negócios e de Congresso. Enquanto a feira está focada no networking e possui programação gratuita, o Congresso é pago e proporciona formação profissional. A escolha por esse formato busca atender diferentes públicos e objetivos dentro do setor de eventos.
Além disso, a própria programação do Congresso é dupla, dividida nas trilhas Cases e Tendências, que são adquiridas separadamente. A trilha de tendências esgotou ingressos, mas ainda é possível acompanhar o conteúdo de Cases. Para portadores de ingressos, é possível, ainda, assistir aos conteúdos de forma online. O Experience Expo encerra nesta sexta-feira (2/8), às 20h.
Curadoria de conteúdos
Ao longo dos dois dias de Congresso, os temas mais recorrentes serão ESG e capacitação profissional. Esse foi o entendimento da MCI Brasil, responsável pela curadoria dos conteúdos do Experience Expo, das dores atuais do setor. Juliana Aranega, Diretora de Engajamento e Conteúdo do MCI, conta que, para chegar a essa identificação, realizou entrevistas com diferentes stakeholders.
“Eu fiz uma série de entrevistas com quatro frentes: organizadores de eventos, fornecedores, venues e expositores. Os gargalos ficaram muito nítidos: o problema da falta de mão de obra e a crescente demanda por sustentabilidade no setor. Além disso, várias pessoas disseram que queriam conhecer cases e se inspirar”, explica a diretora.
Dessa forma, a MCI entendeu que existem diferentes públicos e diversificou o conteúdo com as duas trilhas. Ademais, Juliana Aranega diz que o planejamento das palestras iniciou há cinco meses, com uma preocupação de agregar conhecimento aos participantes. Outra preocupação da MCI foi garantir a equidade de gênero dos palestrantes. Por isso, os palestrantes do Congresso são 50% homens e 50% mulheres.
O conteúdo do primeiro dia foi focado em cases B2C que se destacaram em 2024, como o show da Madonna e o NFL, que está por vir. Na sexta-feira, o foco estará nos negócios B2B. Além disso, a programação oferece oficinas, como rodas de conversa, para debater assuntos relevantes do setor.
Nesta sexta-feira (2/8), às 15h, o Managing Director da MCI Brasil, Igor Tobias, estará moderando o painel “Eventos C-level: Eventos onde a composição da audiência é o grande diferencial”, com a participação de André Cavalli (IT Forum) e Tainá Mendonça (Experience Club). Ainda esta semana, Igor Tobias foi premiado Empresário do Ano no Prêmio Live 2024.
Programação gratuita
Além da programação do Congresso, curada pela MCI, a Feira de Negócios possui conteúdos próprios de outra frente. Uma iniciativa diferente da programação gratuita foi realizar palestras silenciosas em meio aos estandes da feira, no Palco Conteúdo. Assim, as palestras não atrapalhavam as conversas de negócios que aconteciam nos estandes, e vice-versa. Uma forma interessante de assistir a um conteúdo ao vivo.
O Palco Conteúdo é voltado a questões mais práticas do setor e possui uma maior abertura para perguntas e respostas. Todavia, esse não é o único ambiente gratuito da feira, que conta ainda com o Espaço Arena Sustentável, que fomenta conversas informais com líderes de ONGs. Assim como a feira, para acessar esses espaços basta realizar um cadastro sem custo.
Organização do evento
Algo que foi reforçado pela organização na Abertura do Evento, é que a Experience Expo não é um evento somente da Ubrafe. Muitos parceiros e patrocinadores, incluindo outras instituições do setor, colaboraram para que o evento acontecesse. A RX, vencedora da categoria Feira de Negócios ou Exposição B2B do Prêmio Live 2024 com o case Feicon, patrocinou o Congresso.
“Nós decidimos, ao invés de trazer um espaço para expor no evento, apoiar o lado de conteúdo, porque nós entendemos que, acima de tudo, ele agrega muito valor ao evento. As nossas pesquisas apontam que as pessoas que participam do conteúdo saem mais satisfeitas de maneira geral do evento como um todo. É uma experiência mais completa”, diz a Gerente de Marketing Corporativo da RX, Thaize Rolnik.
De acordo com a Gerente, a RX não apenas está no evento, como participa efetivamente. Profissionais da empresa e convidados prestigiaram os conteúdos do primeiro dia de exposição e retornam na sexta-feira para um contato mais próximo com os parceiros. “As principais empresas do setor estão aqui e nós sabemos o impacto disso. É o encontro do fornecedor com o comprador, fomentado por uma entidade tão importante que é a Ubrafe“, conclui.