Entrevista

Perto da oitava edição, Prêmio eSports Brasil ressalta crescimento dos games competitivos no Brasil

Em entrevista ao Promoview, executivos da área falam sobre como a participação de marcas não endêmicas valorizou o cenário

Os esportes eletrônicos — eSports, no jargão técnico — estão se fortalecendo cada vez mais, inserindo novos competidores profissionais a cada ano e adotando cada vez mais marcas interessadas em aproveitar essa alta. Ao menos, é o que aponta o time por trás do Prêmio eSports Brasil, que se aproxima de sua oitava edição, marcada para dezembro de 2024.

Em entrevista ao Promoview, o CEO da Player1 Gaming Group e co-fundador da premiação, Leandro Valentim, discutiu os efeitos do PEB na valorização de atletas e na relação das marcas com o público gamer.

Segundo o executivo, o Prêmio eSports Brasil se tornou um evento que vai além de uma simples entrega de troféus: “ele preenche uma lacuna importante na valorização dos profissionais de eSports. O prêmio se tornou uma celebração esperada no calendário da indústria, impactando diretamente a valorização dos atletas e influenciadores”, explica.

Com o reconhecimento proporcionado pelo PEB, é possível observar uma mudança na dinâmica do mercado, que agora valoriza ainda mais as carreiras de quem atua nesse cenário, segundo a percepção de Valentim.

Isso porque, assim como em outras empresas, o aumento de presença de mercado chama a atenção de diferentes públicos, levando a uma audiência que não só cresce, mas se renova constantemente.

Por sua vez, essa variação atrai marcas que, antes, sequer consideravam participar desse nicho atrelado ao mercado mundial de videogames.

Prêmio eSports Brasil representa novas oportunidades para marcas não endêmicas

O crescimento apontado por Valentim se faz notar quando comparamos as primeiras e as últimas edições do Prêmio eSports Brasil: a ocasião foi de uma realização em local fechado e público seleto para uma data marcada na agenda de muitas empresas, que podem aparecer em transmissões na TV (SporTV) e plataformas digitais (YouTube, Twitch e redes sociais).

As empresas que se envolvem com o PEB têm a chance de alcançar um público diversificado, indo além dos gamers tradicionais e se conectando com um espectro mais amplo de consumidores”, observa Valentim, ressaltando que essa abordagem estratégica faz com que marcas fortaleçam sua presença e relevância em um mercado em constante evolução.

De fato, em diversas ocasiões foi possível ver marcas “não gamers” envolvidas com o Prêmio eSports Brasil: em 2022, a Trident movimentou ações no evento e, no mesmo ano, a Oi criou ativações interativas com os participantes.

Investir em eSports vale a pena? Os dados indicam que sim

Diversos estudos apontam para uma adoção acrescida dos eSports entre várias gerações de usuários. Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2024, 75% dos brasileiros consideram os jogos eletrônicos uma modalidade esportiva legítima, enquanto 85,2% veem os eSports como uma atividade séria.

Ainda segundo a PGB, o Brasil tem mais de 100 milhões de gamers, e figura entre os 10 maiores mercados do setor, com os eSports e os eventos relacionados a eles representando fortes oportunidades de marketing e publicidade.

Quem corrobora essa visão é Gustavo Varandas, gerente de marketing da Snickers, que enfatiza como a marca tem sido mais e mais presente em eventos como o Prêmio eSports Brasil. Segundo ele, o objetivo é estabelecer conexões mais profundas com o público gamer.

A ideia é integrar-se à comunidade, reconhecendo que a Geração Z valoriza marcas que se comunicam de forma autêntica”, ele explica. “O apoio ao Prêmio eSports Brasil fortalece essa relação, pois estamos cada vez mais inseridos na cultura gamer”.

“Queremos garantir presença de marca na medida em que os eSports também crescem no país em volume de fãs e de importância, com a chegada de outras modalidades, competições e talentos.  O retorno sobre o investimento é medido com a aceitação do público, abraçando a nossa marca, cada vez mais, como parte da comunidade. Sabemos que o trabalho ainda é longo, e pretendemos seguir apoiando e suportando cada vez mais essa comunidade. Hoje estamos muito felizes com os resultados alcançados.”

Gustavo Varandas, gerente de marketing da Snickers

Organização promete surpresas no futuro do Prêmio eSports Brasil

A ampliação do setor também faz com que a própria equipe do Prêmio eSports Brasil crie novas oportunidades de engajamento com marcas e público. Leandro Valentim aproveita para fazer promessas para as próximas edições do evento.

Estamos preparando uma edição comemorativa de 10 anos que promete muitas surpresas, aproveitando o crescimento do mercado global de games”, afirma. Para ele, esse crescimento mostra que o mercado de jogos eletrônicos deve entrar logo em um estágio de maturação, e capacidades de adaptação às demandas serão mais evidentes daqui para frente.

Estamos comprometidos em garantir que todos se sintam representados e bem-vindos no espaço dos eSports”, ele finaliza