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Shoppings sem promoção de Natal mais do que dobram em seis anos

O percentual de shoppings brasileiros que não estão realizando nenhuma promoção de Natal passa de 10% em 2013 para 25% em 2019.

O percentual de shoppings brasileiros que não estão realizando nenhuma promoção de Natal passa de 10% em 2013 para 25% em 2019.

De acordo com pesquisa do Ibope Inteligência houve uma queda de 20 pontos percentuais considerando-se os grandes shoppings que optavam por promoções do tipo sorteio nos últimos 6 anos. Nos shoppings de médio porte, esse percentual é de 51%.

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Um tipo de promoção que continua aparecendo com força é a modalidade mista, onde o cliente leva um brinde para a casa e também concorre a prêmios maiores em um sorteio.

Quem mais tem investido neste modelo são os shoppings de grande porte e os localizados nas regiões Sul e Sudeste.

Ao considerar as principais modalidades de promoção, o consumidor tem clara preferência pelo comprou-ganhou (63%), ao passo que participar de um sorteio concorrendo com milhares de outros consumidores não tem tanta aceitação: 21% dos consumidores preferem essa modalidade de promoção.

Segundo o estudo do Ibope Inteligência, as promoções do tipo “comprou-ganhou” duram em média 30 dias, e, para participar delas, os clientes devem gastar, em média, R$ 380, valor que é 30% maior do que o valor médio para participar dos sorteios (R$ 290) e que duram, em geral, 53 dias.

Atualmente, 22% dos shoppings oferecem como alternativa para participar dos sorteios a troca de cupom de forma virtual, evitando ou reduzindo filas nos balcões de troca, um salto expressivo em relação aos 0,5% de 2013.

Outra ação para reduzir filas e incentivar o aumento no consumo é a troca de cupons dobrados em dias de menor fluxo. Mais da metade das promoções do tipo sorteio (55%) possui algum incentivo para dobrar o número de cupons. A recorrência desse tipo de incentivo é maior nos shoppings de pequeno e médio porte.

O queridinho das promoções “comprou-ganhou” continua sendo o panetone, seja em latas decoradas ou de marcas famosas. Dos shoppings que estão dando brindes em 2019, 54% escolheram esse produto como prêmio. Outras premiações são kits de beleza, pelúcias, pão de mel, bijuterias, ingressos para eventos, entre outros.

Dentre os shoppings que adotam os sorteios, 64% sortearão um carro, prêmio mais distribuído nos sorteios de Natal, mas que apresenta redução em relação à pesquisa de 2013 (79%). Em segundo lugar estão os vale-compras, adotados por 19% dos shoppings

“Seja para prêmios ou brindes, nota-se a pouca inovação no tema. A fórmula ‘panetone-carro’ vem dando certo, porém fica a dúvida: até quando o cliente aceitará a falta de novidade?”, comenta a gerente de atendimento e planejamento da unidade de shopping, varejo e imobiliário do Ibope Inteligência, Juliana Piai.

 

Foto: Albari Rosa.