A segunda edição do .Futuro | Rio, evento voltado ao debate sobre os impactos da tecnologia e inovação na transformação dos negócios e da sociedade, foi confirmada para os dias 17 e 18 de maio de 2018, no Rio de Janeiro. A conferência receberá palestrantes de empresas em transformação, startu-ps, empresas de tecnologia e do universo acadêmico e institucional do Brasil e do exterior.
Xavier Leclerc, curador e diretor Comercial do .Futuro | Rio, afirma que a inovação é o cerne para inventarmos o futuro e este é o momento certo para inovar. Neste sentido, a edição deste ano do evento tem como ponto de partida a frase "o futuro não é previsível, mas futuros podem pode ser inventados", do húngaro-britânico Denis Gabor, ganhador do Prêmio Nobel em 1971, e inventor da holografia. O mote central da conferência será Innovate to Shape your Future. O evento será dividido em quatro temas: Sociedade, Criatividade, Estrutura e Tecnologia.
Em Sociedade, será discutido como as novas tecnologias aceleram o ritmo das transformações e fomentam comportamentos e tendências. Sobre a Criatividade, a pauta trará discussões sobre a importância da criação de um ambiente com condições propícias à inovação. O terceiro tema abordará Estruturas que as empresas precisam verificar antes de inovar: dados, talentos, financiamentos necessários à inovação. Já em Tecnologia serão analisadas as relações entre novas tecnologias, como blockchain e inteligência artificial, e as melhorias que impactam todos os setores econômicos, assim como cases relativos à democratização das tecnologias como um motor da inovação.
A primeira edição do evento, em 2017, reuniu 55 palestrantes de diversos países e teve público altamente qualificado. As transformações digitais nos negócios e na sociedade foram o tema central da conferência organizada pela MOX Digital, empresa de curadoria e conteúdo na área de tecnologia e inovação cuja missão é assessorar empresas e instituições no sucesso desta transformação. A empresa tem como sócios os franceses Xavier Leclerc e Olivier Mourier, e a brasileira Maria Pidner Boucinhas. A iniciativa bem sucedida conquistou o Prêmio Rio+Empreendedor, do LIDE Rio de Janeiro, devido ao excelente trabalho de disseminação de conhecimentos digitais e de inovação.