Um happy hour que reuniu representantes de diversos eventos do Rio Grande do Sul marcou, na noite de 2 de abril, em Porto Alegre, o alinhamento de calendário e conteúdo da indústria criativa do Estado para 2018.
Entidades e empresas organizadoras de quatro dos festivais – Festival de Interatividade e Comunicação – FIC18; o Festival da Transformação – FT18; Black Sheep Festival – BS Festival e a Gramado Summit – falaram sobre a necessidade de se atuar de forma colaborativa em um ano marcado por Copa do Mundo e eleições.
Foram anunciadas as datas dos eventos e um pouco do que está sendo preparado para o público em temas como inovação, empreendedorismo, tecnologia, economia da experiência, startups, marketing digital, entre outros.
João Ramos, do BS Festival, iniciativa do Black Sheep Project, abriu o encontro falando que o ano de 2017 foi muito significativo na consolidação de eventos de inovação e empreendedorismo em Porto Alegre. “Por isso consideramos importante para esse ano ter esse alinhamento das propostas, eliminando a ideia de se pensar sob o ponto de vista de concorrência, focando muito mais em colaboração. O BS Festival vem com sua segunda edição em 1º e 2 de setembro, mantendo a premissa de democratizar a inovação, desconstruir algumas ideias e incluir.”, destacou.
Pelo FIC18, Sebastião Ribeiro, diretor de eventos da Abradi/RS, reforçou a ideia de alinhamento dessas ideias e de outras que possam vir a fazer parte desse calendário do Estado e falou da expectativa para a 14ª edição do FIC. “O que posso adiantar nesse momento sobre o FIC18 é a data – 18 e 19 de outubro – mas quem foi ano passado sabe da qualidade do conteúdo, o que nos traz o desafio de superar e subir essa régua esse ano.”, disse.
Mastrângela Teixeira, gerente da ADVB/RS, que promove o FT18, falou do desafio de fazer uma segunda edição ainda mais inovadora do festival que reuniu mais de 3.500 pessoas. “O FT foi uma resposta da ADVB/RS ao mercado para conversar com um público jovem e que faz acontecer. Ele nos desafiou pelo tamanho e formato, mas também nos surpreendeu pela receptividade. O trabalho já está a todo vapor para que os quatro hubs – inovação, empreendedorismo, marketing e tecnologia – tragam ainda mais novidades.”, afirmou.
Marcus Rossi, da Gramado Summit, trouxe um pouco do mundo das startups, foco do evento na Serra Gaúcha, e de seu entusiasmo com o crescimento desse mercado. “Em agosto desse ano teremos 150 startups mostrando seu trabalho. Será uma imersão no que é empreendedorismo digital e vamos mostrar porque as startups estão mudando o mundo.”, falou convidando todos a visitar Gramado.
Confira o calendário desses e outros eventos de inovação pelo RS:
28, 29 e 30 de maio – FBV – Feira do Varejo Brasileiro.
08 a 10 de agosto – Gramado Summit 2018.
24 e 25 de agosto – BrazilJS Conference.
1º e 2 de setembro – Black Sheep Festival – BS Festival.
18 e 19 de outubro – Festival de Interatividade e Comunicação – FIC18.
7 de junho – Alright Summit 2018.
24 e 25 de novembro – Festival da Transformação – FT18.