Experiência de Marca

Pesquisa: Marcas patrocinadoras x Copa do Mundo

Marcas que são tradicionais patrocinadoras do futebol brasileiro são associadas pelo consumidor à Copa do Mundo, mesmo que não participem do evento.

Marcas que são tradicionais patrocinadoras do futebol brasileiro são associadas pelo consumidor à Copa do Mundo, mesmo que não participem do evento.

Os dados foram apurados na pesquisa colaborativa que o Instituto Qualibest realizou em parceria com diversas agências de publicidade e anunciantes, e que tem seus resultados divulgados agora.

“Banco do Brasil, Petrobras e Caixa, por exemplo, foram marcas citadas como relacionadas à Copa do Mundo, apesar de não serem patrocinadoras. Essas empresas geram recall pela tradição em patrocínio aos esportes brasileiros.”, aponta Daniela Chammas Malouf, diretora do Instituto Qualibest.

A pesquisa, colaborativa, contou com a ajuda das agências que puderam incluir perguntas específicas. “Pedimos para as agências e clientes parceiros mandarem as perguntas que gostariam de fazer aos consumidores sobre a Copa do Mundo, e entrevistamos 1.239 pessoas. O resultado é um dashboard repleto de informações que podem orientar agências e marcas no desenvolvimento de campanhas durante esse período.”, comenta Daniela.

Ao menos 58% dos respondentes se recordam de alguma campanha marcante ligada à alguma Copa do Mundo. Destes, 42% tem a Coca-Cola como referência espontânea de campanha memorável – com uma boa diferença para Itaú (9%), em segundo lugar, e Guaraná Antarctica (8%). O McDonald’s aparece em quarto lugar, com 7% da lembrança, Brahma, em quinto, com 6%, Vivo em sexto, com 5%, e em sétimo lugar, a Nike, com 4%.

Relação com o Futebol

A pesquisa também apontou quais marcas o consumidor acredita ter algum tipo de envolvimento com a Copa de 2018, seja como parceiro, patrocinador ou apoiador. De uma lista estimulada de 64 empresas, a marca mais associada à Copa do Mundo é também a Coca-Cola, com 75% de identificação.

Veja a lista completa de marcas mais lembradas:

Coca Cola    75%;
Vivo    58%;
Itau    57%;
Nike    56%;
Guaraná Antartica    55%;
Adidas    49%;
VISA    48%;
McDonalds    46%;
Brahma    43%;
Samsung    43%;
Mastercard    41%;
Bradesco    40%;
Skol    40%;
Heineken    39%;
Banco do Brasil    37%;
Petrobras    37%;
Hyundai    36%;
Caixa    34%;
Sadia    33%;
Volkswagen    32%;
P&G    29%;
Nissan    28%;
LG    27%;
Red bull    27%;
Nestlé    26%;
Budweiser    25%;
Claro    25%;
Gol    24%;
TIM    24%.